O final inesperado de “Vingadores: Guerra do Infinito” apanhou toda a gente de surpresa: o vilão do filme, o imponente Thanos, conseguiu os seus intentos e eliminou metade dos seres vivos do universo, incluindo boa parte dos super-heróis, como o Black Panther, o Homem-Aranha, a Vespa ou a Feiticeira Escarlate.

As teorias sobre o desenlace da tragédia têm-se multiplicado na internet, com as mais diversas explicações para uma possível reversão do sucedido. Eis algumas das previsões mais interessantes para o que irá suceder em “Vingadores: Endgame”, que estreia a 25 de abril, com pré-estreias a 24 de abril.

Loki não está morto

Loki não morreu às mãos de Thanos logo no início do filme e vai surgir de surpresa para virar a situação a seu favor, acabando por conseguir reverter as ações do vilão. Loki já convenceu toda a gente que estava morto mais que uma vez e há quem tenha reparado que ele usou a mão esquerda e não a direita para esfaquear Thanos, o que significa que se podia tratar de uma projeção com a imagem invertida. O facto de haver a confirmação de que Loki protagonizará uma série para o serviço de streaming Disney+ ajudou a alimentar a tese.

Gamora vai salvar toda a gente

Gamora não estava entre os vaporizados no final do filme porque morreu antes às mãos de Thanos, que é o seu pai adotivo: a Pedra da Alma, uma das seis joias do infinito, exige sempre um sacrifício e foi esse que o vilão fez para se apoderar dela. A teoria é a de que Gamora está viva na Pedra da Alma, e que, dada a sua relação pessoal com o vilão, será sempre ela a peça central no desenlace de "Endgame", apoderando-se de alguma maneira da luva e revertendo toda a tragédia.

O Capitão América vai sacrificar-se para salvar toda a gente

Nesta tese, quem se sacrifica para tomar posse da Pedra da Alma é o Capitão América, que aceita morrer para salvar toda a gente, assumindo-se que seja o próprio Tony Stark a apoderar-se da luva e reverter a tragédia. A despedida pública da personagem que Chris Evans partilhou no Twitter quando terminou a rodagem parece querer indicar que ele não voltará a interpretar a personagem.

Tony Stark vai morrer para salvar toda a gente

A mesma tese do ponto anterior, mas com o Homem de Ferro a trocar de papéis com o Capitão América. Há quem aposte na morte de ambos ou que Steve Rogers se prontifica a sacrificar-se mas que Tony Stark troca de lugar com ele à última da hora, apoderando-se o primeiro da luva que vai permitir reverter a situação.

Thanos vai ser derrotado no Quantum Realm

Nos dois filmes da série “Homem-Formiga”, o protagonista Scott Lang consegue entrar e sobreviver no Quantum Realm, uma dimensão paralela acessível por artes místicas ou por uma redução de tamanho a níveis subatómicos. No final de “Homem-Formiga e a Vespa”, Lang é o único que sobrevive por estar dentro do Quantum Realm, percebendo ao sair que as personagens de Michael Douglas, Michelle Pfeiffer e Evangeline Lilly foram vaporizadas. De uma forma ou de outra, a ação deverá passar por aí, até porque as personagens são vistas a entrar lá num dos trailers.

O Dr. Estranho não morreu e planeou tudo desde o início

Em “Vingadores: Guerra do Infinito”, o Dr. Estranho usou a Pedra do Tempo para ver futuros possíveis e verificou que só num em 14 milhões é que Thanos é derrotado. A tese é a de que o feiticeiro viajou no tempo e manipulou todos os eventos para tudo desembocar no único futuro em que o vilão não leva a sua avante. Uma teoria é a de que Estranho teria informado Nick Fury de tudo o que ia suceder nos anos 90, e que entre um e outro tivessem construído com esse fim tudo o que de relevante se passa no Universo Cinematográfico Marvel, desde a criação dos Vingadores à chamada da Captain Marvel no final do último filme.

É o Gato Goose que vai salvar toda a gente

Como vimos em “Captain Marvel (Capitão Marvel)”, o gatinho de Carol Denvers que delicia Nick Fury é, na verdade, um Flerken, uma criatura de uma raça alienígena que, na BD, tem a capacidade de funcionar como portal para outras dimensões. A tese é a de que as personagens vaporizadas não estariam mortas mas sim num universo paralelo que reside no interior do felino, para onde os Vingadores têm de entrar para os ir resgatar.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.