Apesar de, em anos anteriores, já se terem organizado mostras de cinema espanhol em Portugal, é a primeira vez que acontece um evento dedicado à cinematografia de Espanha com um parceiro local, neste caso a distribuidora ZON Lusomundo, que assegurará mais tarde a estreia comercial de alguns dos filmes selecionados.
O Cine-Fiesta decorre entre os dias 21 e 25 de novembro no cinema São Jorge e na Cinemateca, e entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro no Porto, nos cinemas ZON Lusomundo, Biblioteca Almeida Garrett e Teatro Campo Alegre.
A programação de Lisboa - que se repetirá depois no Porto - inclui antestreias nacionais de filmes de produção espanhola com «box office» significativos e que podem comercialmente fazer sentido em Portugal», disse à Agência Lusa o administrador da ZON Audiovisuais, Nuno Gonçalves.
Entre eles estão, por exemplo,
«Mientras Duermes», de
Jaume Ballagueró, que está em Lisboa para abrir o Cine-Fiesta,
«También na Lluvia», de
Íciar Bollaín, e a animação
«Las Aventuras de Tadeo Jones» (na imagem), de Enrique Gato, que teve cerca de 18 milhões de euros de receita de bilheteira em Espanha.
Da programação destaque ainda para
«Blancanieves», filme mudo de Pablo Berger a partir de um conto dos irmãos Grimm e que é o candidato de Espanha a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, e para
«La Chispa de la Vida», de
Álex de la Iglesia.
A Cinemateca Portuguesa associa-se ao Cine-Fiesta com o acolhimento de uma curta retrospetiva dedicada ao realizador
Victor Erice com
«O Espírito da Colmeia» (1973),
«El Sur» (1983) e
«O Sonho da Luz» (1992).
Rosario Albuquerque, uma das responsáveis do Instituto do Cinema e Audiovisual de Espanha, disse hoje que «há uma nova geração de realizadores que conseguiu atrair público e agradar aos críticos» e alguns deles terão filmes no Cine-Fiesta.
A responsável defendeu ainda a criação de mais mecanismos para que encontros como o Cinefesta se realizem em Portugal e - de forma semelhante - em Espanha.
Comentários