De acordo com a produtora de cinema Clap Filmes, a conversa de
John Malkovich com o público, que será moderada pelo produtor Paulo Branco, está marcada para as 17:00, na loja FNAC do Chiado.
John Malkovich está em Portugal porque é um dos atores do elenco de
«As Linhas de Torres Vedras», filme que
Raúl Ruiz queria fazer quando morreu no verão passado, e é rodado totalmente em terras portuguesas.
Com o falecimento de Raúl Ruiz, a direção do filme ficou a cargo de
Valeria Sarmiento.
«As Linhas de Torres», com argumento de
Carlos Saboga, que já adaptara ao cinema
«Mistérios de Lisboa» adaptação da obra de Camilo Castelo Branco, tem como tema as invasões francesas em Portugal.
Entre 1810 e 1811, o marechal francês Massena foi derrotado em Portugal pelo general Arthur Wellesley, duque de Wellington, que liderou um exército anglo-português e utilizou uma estratégia vitoriosa com base numa linha de fortificações que protegia Lisboa - as Linhas de Torres Vedras.
O elenco integra, além de John Malkovich, os portugueses Nuno Lopes, Carloto Cotta, Marcello Urgeghe, Miguel Borges, Soraia Chaves, Maria João Bastos e Adriano Luz, a espanhola Marisa Paredes e os franceses Michel Piccoli, Catherine Deneuve, Chiara Mastronianni, Isabelle Huppert, Mathieu Amalric e Melvil Poupaud.
John Malkovich destacou-se em 1984, no filme «Terra Sangrenta», de Roland Joffé, no papel de um repórter fotográfico no Cambodja, que assiste à tomada de Phnom Penh pelos Khmer Vermelho, depois de ter assumido o papel enigmático do vizinho de Sally Field em «Lugares do coração», de Robert Benton, seguindo-se o desempenho de um dos prisioneiros de «O império do sol», de Steven Spielberg.
Em 1987, o ator protagonizou «Algemas de Cristal», adaptação de «O Jardim zoológico de cristal», de Tennessee Williams, dirigida por Paul Newman, que antecedeu «Ligações Perigosas», de Stephen Frears, «Um Chá no Deserto», de Bernardo Bertolucci, e a adaptação do clássico de John Steinbeck «Ratos e homens», de Gary Sinise.
«Retrato de uma senhora», de Jane Campion, «Queres Ser John Malkovich?», de Spike Jonze, «Joana d'Arc», de Luc Besson, «Mary Reilly», de Stephen Frears, «O jogo de Mr. Ripley», são filmes em que se destaca nos anos de 1990-2000.
John Malkovich entrou em três filmes de Manoel de Oliveira - «O Convento», «Vou para Casa» e «Um Filme Falado» - e também em três produções dirigidas pelo realizador chileno Raúl Ruiz: «As Almas Fortes», «O Tempo Reencontrado» e «Klimt».
Em 2010 foi um dos convidados de honra do Estoril Film Festival, altura em que aproveitou para apresentar a sua coleção de moda em Lisboa.
@Lusa
Comentários