O filme "A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos, foi duplamente distinguido na quinta-feira (15) no fecho do Festival de Cinema de Curitiba - Olhar de Cinema, no Brasil, revelou a Portugal Film.
De acordo com a distribuidora, "A Metamorfose dos Pássaros" venceu o prémio do público e o prémio de contribuição artística, no âmbito da secção competitiva onde estava integrado e onde fez a estreia brasileira.
A primeira longa da realizadora é um filme entre a ficção e o documentário, de experimentação visual e inspirado na história e memórias de família de Catarina Vasconcelos.
O filme teve estreia em fevereiro deste ano no festival de cinema de Berlim, onde conquistou o prémio da crítica internacional, já passou por mais de 40 outros festivais e soma uma dezena de prémios.
Entre eles contam-se o Prémio de Melhor Filme no Festival de Vilnius, na Lituânia, e o Prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan, e o Prémio do Melhor Filme no Festival Dokufest, no Kosovo.
"A Metamorfose dos Pássaros" tem ainda estreia comercial garantida em território chinês, na Lituânia e chega aos cinemas portugueses em janeiro.
Antes deste filme, que demorou seis anos a ser feito, Catarina Vasconcelos fez a curta-metragem "Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso" (2013), em contexto académico, em Londres.
“Eu queria que [o filme] fosse sobre esta família, mas que pudesse falar com outras pessoas. […] O tempo que ele demora é quase o tempo que eu demoro a conseguir sair de mim para chegar aos outros. Consegui libertar-me da minha família e do medo de inventar sobre eles, para poder inventar à vontade. Isso foi muito importante", contou em entrevista à agência Lusa quando o filme passou em Berlim.
No festival de Curitiba, dedicado ao cinema independente, estiveram ainda os filmes "Noite perpétua", de Pedro Peralta, e "Um animal amarelo", do realizador brasileiro Felipe Bragança, uma coprodução entre Brasil, Portugal e Moçambique e com as atrizes portuguesas Isabel Zuaá e Catarina Wallenstein no elenco.
Comentários