"'The Weekly' é uma série de documentários noticiosos que explora as maiores histórias do dia". É desta forma que Jason Stallman, produtor executivo, apresenta a nova série documental do The New York Times. A produção, que transporta a visão do papel para o ecrã de televisão, tem estreia marcada para esta terça-feira, dia 12 de novembro, às 23h00, no canal Odisseia.
Em conversa com o SAPO Mag, no Espacio Fundación Telefónica, em Madrid, Jason Stallman explica que cada episódio de "The Weekly" é centrado numa história investigada e explorada por uma repórter do New York Times. "Estamos em constante contacto com os nossos jornalistas/ repórteres de todo a redação. E falamos com eles sobre as histórias em que estão a trabalhar para tentar perceber quais é que podem ser transformadas em documentários", revela o produtor executivo.
VEJA NO VÍDEO UM RESUMO DO EVENTO DE APRESENTAÇÃO, EM MADRID:
"A ideia começou a nascer há mais ou menos dois anos, como uma versão para televisão da revista do The New York Times. Queríamos contar em cerca de 30 minutos uma história, com um jornalista a seguir a história", recorda.
Na primeira temporada da série vão ser exploradas dez histórias. "Há muitas, muitas boas histórias no New York Times e muitas delas são mesmo importantes, mas não conseguimos trabalhar algumas delas em apenas 30 minutos. Então, identificar as histórias que poderiam estar no documentário foi o maior desafio", explica produtor executivo.
Segundo o canal Odisseia, cada episódio, com meia hora de duração, "concentra-se numa das histórias a que um repórter do New York Times dá vida, providenciando uma reportagem profunda que mudará por completo a forma como vemos a história". "Do jornalismo de investigação aos furos jornalísticos, das reportagens da linha da frente às histórias que literalmente mudam a nossa cultura, 'The Weekly' vai além das notícias nos Estados Unidos e no mundo inteiro para procurar grandes e importantes histórias, aquelas que ninguém ainda contou, e quer revelar as obras de uma das maiores agências noticiosas do mundo", frisa o canal.
"Qual a história mais surpreendente? Boa questão. Acho que o episódio que mais surpreendeu é o que vai para o ar na estreia em Portugal", confessa ao SAPO Mag Jason Stallman, responsável pela escolha dos temas da primeira temporada. Em Portugal, o primeiro episódio a ser emitido centra-se na eleição de Jair Bolsonaro.
"A Toca do Coelho", sobre as últimas eleições presidenciais brasileiras, vai para o ar esta terça-feira, dia 12 de novembro, às 23h00, no canal Odisseia. No episódio, a equipa do The New York Times analisa o algortimo do Youtube e o papel que teve "na orientação dos brasileiros para a extrema-direita e para o seu novo presidente, Jair Bolsonaro".
"Nos Estados Unidos, nas eleições de 2016, deu-se muita atenção ao Facebook. E aconteceu algo similar no Brasil, mas de uma forma mais alargada com o Youtube e a eleição de Bolsonaro", frisa Jason Stallman em conversa com o SAPO Mag.
Já o segundo episódio da série, que vai para o ar a 19 de novembro, centra-se na história de uma criança que passou a maior parte da vida afastada dos pais, em consequência das políticas de imigração dos EUA. "Investigamos o caso do bebé Constantin, a criança mais jovem a ser separada dos progenitores pela administração Trump e damos um rosto a uma política controversa que começou meses antes de o governo a ter admitido", avança o canal em comunicado.
Na primeira temporada, a equipa do jornal norte-americano vai detalhar o primeiro ataque terrorista do Tajiquistão. Para o episódio, a jornalista Rukmini Callimachi conversou com o autor do ataque que vitimou quatro turistas. "Um casal americano idealista nas férias da sua vida. Um grupo de jovens do Tajiquistão radicalizados e influenciados pelo ISIS. Através de uma investigação forense dos seus rastos digitais, da articulação dos seus movimentos e motivações, 'The Weekly' conta a história de como estas vidas se cruzaram, tragicamente, num caminho de montanha do Tajiquistão", explica o canal.
"O processo para produção de cada episódio depende muito da história. Para a história do Brasil, por exemplo, fizemos uma grande viagem de duas ou três semanas. Mas depende muito da história e do que precisamos. Geralmente, cada episódio demora entre 20 e 25 semanas a produzir. São muitas semanas de investigação, de produção e de edição", conta Jason Stallman.
Com a primeira temporada já produzida, o produtor avança ao SAPO Mag que já há ideias para novos episódios e para trazer novas histórias até ao pequeno ecrã.
* O SAPO Mag viajou até Madrid a convite do canal Odisseia.
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