"The Good Doctor" estreou há um ano e tem conquistado fãs um pouco por todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos. Segundo os dados revelados, cada episódio da primeira temporada da série foi visto por uma média de 9,8 milhões de espectadores. A série regressa ao AXN para uma segunda temporada já no próximo dia 9 de outubro, às 22h30.

O drama médico que segue Shaun Murphy (Freddie Highmore) bateu ainda recordes ao tornar-se no programa mais visto da televisão norte-americana, superando "A Teoria do Big Bang" - o terceiro episódio da primeira temporada de "The Good Doctor" foi visto por cerca de 18,2 milhões de pessoas, superando a série da CBS, que liderava o top com 17,9 milhões.

O êxito da série foi claro desde o início e a ABC, canal que produz e transmite a série nos Estados Unidos, não hesitou e renovou "The Good Doctor" para uma segunda temporada, que estreia agora em Portugal, no AXN, no dia 9 de outubro, às 22h30.

THE GOOD DOCTOR

O sucesso da série não se resume ao pequeno ecrã. Logo depois da estreia, no final de setembro de 2017, as contas de "The Good Doctor" nas redes sociais começaram a ganhar mais e mais seguidores: no Facebook, a página da série tem mais de um milhão de "gostos"; no Twitter, @GoodDoctorABC é seguida por quase 90 mil pessoas; e no Instagram, a série é acompanhada por 265 mil fãs.

Face ao sucesso da primeira temporada de "The Good Doctor", há muitos motivos para não perder a segunda parte da série que acompanha Shaun Murphy, personagem interpretada por Freddie Highmore ("Charlie e a Fábrica de Chocolate", "À Procura da Terra do Nunca" e "Bates Motel").

10 razões para ver "The Good Doctor"

Shaun Murphy, um médico diferente

"The Good Doctor ", série criada por David Shore (argumentista de "Dr. House") e pelo ator Daniel Dae Kim (Jin em "Perdidos"), acompanha Shaun Murphy (Freddie Highmore), um jovem que sofre de autismo e de síndrome de Savant, conhecido como "síndrome do sábio". Ao longo da primeira temporada, apesar de muitos dos seus colegas duvidarem das suas competências, o protagonista prova ser um cirurgião com capacidades muito acima da média e capaz de desenvolver habilidades mentais prodigiosas, como é o caso da sua extraordinária memória.

THE GOOD DOCTOR

Dificuldades não são barreiras para o protagonista

Além da inteligência invulgar, Shaun Murphy prova ter coragem na mesma medida: apesar da sua doença, que lhe dificulta o relacionamento com os outros, o médico decide trocar a sua vida calma por uma aventura no hospital San José St. Bonaventure.

Tal como na primeira temporada, no novo capítulo da série o protagonista vai ter de enfrentar vários desafios, especialmente no trabalho, onde muitos dos colegas duvidam das suas capacidades.

O elogio das associações de autismo

Um dos maiores desafio da série é a abordagem ao autismo. Em "The Good Doctor", cada episódio mostra um pouco do dia a dia de um jovem portador de autismo e o esforço da produção em fazer um retrato fiel tem sido elogiado pelas associações.

Para Kerry Magro, um dos autores do site Autism Speaks, a série "mostra bem as várias características que podem acompanhar um diagnostico de autismo", criando proximidade com a comunidade. O escritor frisa ainda que espera que a série continue no ar por várias temporadas e que ajude a combater preconceitos.

O talento de Freddie Highmore

Freddie Highmore veste a pele do protagonista na série do AXN. Antes de "The Good Doctor", o jovem ator de 25 anos fez parte do elenco de filmes como "À Procura da Terra do Nunca" e da versão de "Charlie e a Fábrica de Chocolate" assinada por Tim Burton. Mais mais recentemente, Highmore participou na série da BBC "Close to the Enemy" (2016), no telefilme da HBO "Tour de Pharmacy" (2017) e em "Bates Motel", onde manteve o papel principal ao longo das cinco temporadas, entre 2013 e 2017, ao lado de Vera Farmiga.

Em "The Good Doctor", a prestação de Freddie Highmore também tem recebido vários elogios, o que valeu ao ator uma nomeação nos Globos de Ouro deste ano - o jovem este na corrida ao galardão de Melhor Ator (Série Drama).

Drama hospitalar

Se é fãs de dramas hospitalares, esta série também é para si. Ao contrário de "House", a  série do AXN criada por David Shore conta com um protagonista mais tímido e nada sarcástico, mas que ainda assim se destaque no meio dos colegas. "Porque é que fazemos as coisas que fazemos? O Dr. House, que adoro, colocava a questão de um ponto de vista cínico e desafiante. O Dr. Murphy, que também adoro, faz as perguntas de um ponto de vista inocente e sem julgar", comparou o criador das séries.

The Good Doctor

A ida de Shaun Murphy para a unidade de cirurgia pediátrica é uma aposta do Dr. Aaron Glassman (Richard Schiffy), presidente da instituição, mas não é vista com bons olhos por todos. Ao longo dos episódios, o protagonista terá de provar porque é que merece o lugar que conquistou.

Emoções à flor da pele

Tal como na primeira temporada, nos novos episódios as emoções vão continuar à flor da pele. O caminho de Shaun Murphy promete continuar a ser repleto de desafios, o que nos faz torcer pelo seu sucesso.

As histórias inspiradoras, o altos e baixos da vida do jovem médico e os acontecimentos paralelos ao trama principal podem arrancar algumas lágrimas - mas se não é fã de melodramas, não se preocupe: "The Good Doctor" é equilibrada e aposta na dose certa de emoções.

Temas atuais

Além do foco no autismo, a série do AXN também aborda outros temas que marcam a atualidade, como as dificuldades que muitos hospitais enfrentam. Questões relacionadas com o racismo, o machismo, agressões sexuais e homofobia também são abordadas ao longo dos episódios de "The Good Doctor".

The Good Doctor

O sucesso da primeira temporada

As audiências nos Estados Unidos não deixam margens para dúvidas: a primeira temporada de "The Good Doctor" superou todas as expectativas. E a nova temporada, que estreia a 9 de outubro no AXN, promete continuar a conquistar espectadores em todo o mundo.

Na estreia nos Estados Unidos, o primeiro episódio da segunda temporada foi visto por cerca de 7,4 milhões de espectadores.

As histórias da segunda temporada

Antes do arranque da segunda temporada, o AXN vai relembrar os cinco últimos episódios do primeiro capítulo da série - na terça-feira, dia 9 de outubro, poderá recordar os últimos acontecimentos a partir das 18h15.

A nova temporada, que estreia às 22h30, o jovem médico propor um tratamento para um paciente sem-abrigo, ficando na mira do Dr. Andrew. Ao mesmo tempo, Claire (Antonia Thomas) tenta convencer um relutante Melendez (Nicholas Gonzalez) a realizar uma arriscada cirurgia cardíaca, enquanto o Dr. Aaron Glassman (Richard Schiff) enfrenta uma decisão difícil que pode ter consequências para a sua saúde.

No primeiro episódio, haverá ainda o regresso de uma personagem que promete surpreender os espectadores.

A vida do protagonista na segunda temporada

Na segunda temporada, Shaun Murphy vai continuar a ser o centro de todas as atenções. O jovem cirurgião com síndrome de Savant mudou-se de uma vida tranquila no interior para se juntar à unidade cirúrgica de um hospital de prestígio e vai ter de continuar a provar o seu valor.

Nos novos episódios, sozinho no mundo e incapaz de se conectar pessoalmente com aqueles que o rodeiam, o Dr. Shaun terá de usar os seus dons médicos extraordinários para conquistar os colegas e salvar a vida dos pacientes.