A Netflix perdeu 200 mil subscritores em todo o mundo no primeiro trimestre de 2022, a primeira queda em mais de 10 anos. Como consequência da divulgação destes dados, as suas ações caíram 23% em Wall Street durante as transações após o expediente.

A gigante do streaming explicou que a queda deve-se principalmente à dificuldade de conseguir novos subscritores em todo o mundo e também à suspensão do seu serviço na Rússia após este país ter invadido a Ucrânia.

Mas a Netflix anunciou que espera perder mais dois milhões de subscritores no trimestre de abril a junho.

Os analistas avançam que a quebra também se deve ao impacto da concorrência de plataformas como Disney+, HBO Max, Apple TV+ e Peacock.

A pioneira do setor teve um forte crescimento durante a pandemia e o mercado esperava um ajustamento, mas não tão forte.

A Netflix previa incorporar 2,5 milhões de clientes no período considerado, mas, pelo contrário, perdeu subscritores, estando agora com 221,64 milhões.

"A suspensão do nosso serviço na Rússia e a diminuição progressiva do número de subscritores pagos russos levou a uma perda bruta de 700 mil subscritores. Sem este impacto, teríamos 500 mil subscritores adicionais" em relação ao último trimestre de 2021, informou a empresa em comunicado.

A empresa faturou 7,9 mil milhões de dólares neste primeiro trimestre, mais 10% do que no mesmo período do ano passado, em particular graças aos aumentos do número de subscritores em 12 meses (+6,7%) e do valor do seu serviço.

O lucro foi de 1,6 mil milhões de dólares, abaixo do valor do primeiro trimestre de 2021 (1,7 mil milhões).