A primeira semifinal do Festival da Canção decorreu na noite deste domingo, 18 de fevereiro, e foi transmitida a partir do Estúdio 1 das instalações da Rádio e Televisão de Portugal, em Lisboa. A segunda fase da seleção nacional decorre no próximo fim de semana e a final está marcada para o dia 4 de março, em Guimarães.
Cada semifinal, segundo a RTP1, conta com uma equipa com mais de 200 profissionais e a emissão decorre em quatro estúdios em simultâneo. Este ano, o canal apostou ainda num novo sistema de realização que permite trabalhar em piloto automático. "Evita aquele erro humano que é normal e permite praticamente fazer uma edição em tempo real", explicou a realizadora Paula Macedo à RTP.
"É seguramente uma ferramenta de topo no que se faz hoje em dia lá fora, em grandes eventos internacionais de televisão. É pioneiro em Portugal, através da nossa mão", frisou, em entrevista ao "Telejornal", da RTP1, Gonçalo Madaíl, da Direção de Programas da RTP.
António Polainas, responsável pela cenografia da RTP, explicou ainda ao site do Festival da Canção que, em comparação com o ano passado, a Green Room – sala que recebe intérpretes e compositores quando não estão em palco – ganhou um estúdio próprio, "concedendo assim mais eixo de manobra aos técnicos que se encontrem na sala a gravar o espetáculo que poderemos acompanhar na RTP1".
Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Minta, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça, Tito Paris, Janeiro, Daniela Onis, Peter Serrado e Rita Dias foram os compositores convidados e os responsáveis por escolher o intérprete para a sua canção.
Em cada semifinal estão 13 canções em competição, sendo apurados sete intérpretes em cada evento. Nesse momento serão escolhidos os 14 finalistas que marcarão presença na final que irá decorrer no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, com vista a apurar o representante de Portugal no Festival da Canção de 2018, a realizar-se em Lisboa, no dia 12 de maio.
Os finalistas e os vencedores serão escolhidos com base no voto do público e dos jurados. Tal como em 2017, Júlio Isidro (ou 'Júri Isidro', com diz o próprio) volta a ser presidente do júri. Ana Bacalhau, Ana Markl, António Avelar Pinho, Carlão, Tozé Brito, Luísa Sobral, Sara Tavares e Mário Lopes vão ser os jurados do Festival da Canção.
Comentários