Salvador Sobral, com "Amar pelos Dois", venceu o Festival Eurovisão da Canção. Como manda a tradição, em 2018, o evento irá realizar-se em Portugal. Segundo a RTP, o plano de preparação do evento já está em marcha e irá durar um ano.

Apesar de ainda não ter sido escolhido o local, o canal revelou durante o "Jornal da Tarde" que Lisboa será a cidade anfitriã. "A própria organização da Eurovisão falou no MEO Arena porque já tinha conhecimento do local, mas ainda é muito cedo para decidir onde é que vai ser exatamente", explicou Nuno Artur Silva em entrevista à RTP1.

Quanto vai custar a Eurovisão?

De acordo com os números conhecidos, nos últimos cinco anos, cada edição do Festival Eurovisão da Canção custou, em média, 30 milhões de euros. Segundo os dados revelados pelo The Telegraph, a edição mais cara foi em Baku (2012), no Azerbaijão, com os custos a rondarem os 57 milhões de euros. Já a edição mais barata realizou-se em 2016, em Estocolmo (Suécia) - 14 milhões de euros.

O banco inglês Natwest estima que gastos de 2012 a 2015 totalizaram aproximadamente 152,5 milhões de euros. "Cada cidade anfitriã tem visto um impulso modesto no turismo de curto prazo e na sua economia local", explicam os economistas, frisando que é difícil estimar os benefícios a longo prazo.

De acordo com o Observador, se os custos da edição de 2018 rondarem os 30 milhões de euros, significa que a RTP terá de investir 12,72% do orçamento anual (235,8 milhões de euros).