A versatilidade e o talento de Sónia Brazão vão voltar a ser postos à prova nos próximos episódios de «Mar de Paixão». Na pele da pescadora «Laura Machado», a actriz vai ficar cega na sequência de um acidente e encontra-se, há três semanas, a estudar afincadamente o novo papel.

«É um papel muito difícil e complicado. Os nossos olhos traem-nos, parece que têm vontade própria. E eu e a Maria Henrique, directora de actores, temos tentado encontrar vários truques para que tudo corra na perfeição», revela Sónia Brazão a SapoTV.

Para se preparar para o papel, Sónia Brazão visitou um instituto para cegos de modo a poder observar o comportamento de quem perdeu a visão e transportar os gestos para o ecrã do modo mais fiel possível.
«Tive um tio cego de nascença mas a maneira de estar de quem já viu e perdeu a visão é completamente diferente. Ficamos com uma memória muscular que faz com que as nossas reacções aos sons sejam diferentes de quem já nasceu sem ver», explica a actriz.

Sónia Brazão tem passado os dias em casa a treinar com uma venda nos olhos e os primeiros tempos não foram nada fáceis.
«Ando com os olhos vendados em casa mas acontece uma coisa estranha: falta-me o ar. No estúdio, a venda é mais clara, já não me acontece isso e aguento 4 a 5 horas com os olhos tapados», revela Sónia Brazão.

Depois de vários meses parada após as gravações de «Deixa que te leve», Sónia Brazão regressou ao ecrã a meio da novela «Mar de Paixão» para apimentar a trama entre «Miguel» (Rogério Samora) e «Benedita» (Paula Lobo Antunes).
Iniciou as gravações da novela da TVI a 22 de Julho, integrando uma equipa já formada e rodada mas depressa se adaptou ao ritmo de trabalho.

Agora, o grupo de argumentistas liderado por Patrícia Muller reservou-lhe esta surpresa e Sónia Brazão de tudo tem feito para estar à altura do desafio.

(Texto: Inês Costa)