Retrato dos acontecimentos mais importantes da história norte-americana, «América: A História dos EUA», que o Canal de História exibe todas as sextas-feiras, às 22h00, a partir de 15 de Outubro, é um grandioso acontecimento televisivo de 12 horas de duração, recomendado por Barack Obama, e foi recentemente exibido nos Estados Unidos, tendo batido todos os recordes de audiência, com cerca de seis milhões de espectadores, convertendo-se no programa mais visto de sempre no país.

A Guerra Fria, o Movimento dos Direitos Civis, a guerra do Vietname, o caso Watergate, os atentados de 11 de Setembro ou a eleição do presidente Obama, são alguns dos temas abordados em 12 episódios que retratam todas as mudanças registadas ao longo de 400 anos de história, através de recriações cinematográficas, imagens em CGI e testemunhos de personalidades de distintas áreas da sociedade.

RECOMENDADA POR BARACK OBAMA

A estreia da série é acompanhada de um depoimento do presidente Obama, recordando os momentos decisivos da história dos Estados Unidos, que, na sua opinião, «foram possíveis graças a gente que manteve firmes e sinceros os seus princípios morais, quando o caminho parecia traiçoeiro, a encosta íngreme e o futuro incerto. Gente que reconhece um elemento fundamental do carácter norte-americano: podermos reinventar-nos a nós próprios, e à nossa nação, para atingir os sonhos mais ambiciosos».

Esta superprodução televisiva contou com a participação de reconhecidos especialistas e inclui as opiniões de personalidades de diferentes âmbitos, entre os quais, Brian Williams, jornalista da NBC; Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar a Lua; o ex-secretário de Estado Colin Powell; o advogado e político Rudolph Giuliani; o escritor David Baldacci; os generais David H. Petraeus e Tommy Franks, os actores Michael Douglas e Meryl Streep e o empresário Donald Trump.

Em Portugal, o lançamento de «América: A História dos EUA» conta com o apoio do MEO, cujo serviço conta com mais de 702 mil clientes e está assente numa lógica multi-plataforma de IPTV (Adsl e Fibra Óptica), Satélite e Móvel. Oferece 120 canais, mais de 2500 filmes no VideoClube e um conjunto de funcionalidades avançadas tais como: Guia TV, Pausa TV, Gravação de programas, Compra de canais directamente no menu TV), jogos, MEO Kids e acesso a série de widgets (Facebook, Ídolos, OceanLook; Tempo, Sapo Notícias, entre outros).

A AVENTURA QUE DEU LUGAR A UMA NAÇÃO

«América: A História dos EUA» conta como começou a história dos Estados Unidos, como avançou, bem como as suas transformações, através da conquista de novos territórios, o nascimento das cidades, os sucessivos conflitos bélicos, as recessões e uma clara aposta nas tecnologias.

Ao longo de 12 capítulos, com uma hora de duração, retratam-se 400 anos de história. No entanto, esta série não se limita aos factos e momentos históricos relevantes e conhecidos, recordando também os acontecimentos e iniciativas que permitiram crescer e consolidar a nação.

Esta superprodução retrata os acontecimentos históricos mais importantes como a chegada dos primeiros colonos, as batalhas com os índios, a Guerra da Independência, a conquista do Oeste, a escravatura, a Guerra Civil, a ocupação das grandes planícies, o desenvolvimento das cidades modernas e industrializadas, a febre do ouro na Califórnia, a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial, entre vários outros momentos.

A série aborda também os factos e acontecimentos que mantêm um significado especial na história, como o impacto de um meteorito nas montanhas dos Apalaches que deram lugar ao desfiladeiro de Cumberland, o bombardeamento de Nova Iorque por parte da armada inglesa na Guerra da Independência, o trabalho dos baleeiros da Nova Inglaterra, a construção da Estátua da Liberdade, ou os distintos marcos tecnológicos, como a construção das linhas ferroviárias, a aventura espacial, a era digital e a Internet.

«América: A História dos EUA» resume, em 12 horas de televisão, cerca de três anos de investigação documental, realização e rodagem e, sobretudo, 400 anos de história de um país pioneiro que é uma das maiores referências a nível mundial. Esta série singular envolveu 20.000 horas de trabalho, 130 historiadores e investigadores e contou com a participação de 1.641 actores e especialistas.

Exibição: Todas as sextas-feiras, às 22h00