
Os realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata serão os convidados da programação de setembro e outubro da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, que conta com uma extensão na Filmoteca Espanhola, em Madrid, foi hoje anunciado.
Sendo convidados, os dois realizadores vão apresentar "uma parte significativa da sua obra, em espelho com uma seleção de filmes por si escolhidos", explicou a Cinemateca Portuguesa em nota de imprensa.
A programação de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, com o subtítulo “Malamor / Tainted Love”, inclui 60 filmes, entre os quais um inédito, intitulado “13 Alfinetes”, encomendado pela BoCA – Bienal de Artes Contemporâneas, parceira desta programação da Cinemateca.
Este filme foi rodado em Lisboa e em Madrid e será exibido no encerramento do ciclo a 15 de outubro, em Lisboa, e a 23 daquele mês, em Madrid.
Em complemento, a Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, propõe a instalação vídeo “Sem Antes Nem Depois”, que coloca em diálogo os filmes “Os Verdes Anos” (1963), de Paulo Rocha, e “Onde Fica Esta Rua?” (2022), de João Pedro Rodrigues e Guerra da Mata.
Na ‘carta branca’ dada aos dois realizadores, a Cinemateca Portuguesa vai programar filmes de Derek Jarman, Jacques Demy, Jean-Luc Godard, John Waters, Johnnie To, Lucio Fulci, Pedro Almodóvar, Radu Jude, Rainer Werner Fassbinder ou Tsai Ming-Liang, entre outros.
João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata trabalham juntos em cinema desde os anos 1990, o primeiro sobretudo em realização, o segundo em direção de arte e guarda-roupa, e mais tarde também em realização.
“Parabéns” (1997), primeira curta-metragem de João Pedro Rodrigues, “O Fantasma” (2000), primeira longa-metragem, “Morrer como um Homem” (2009), “A última vez que vi Macau”(2012) – território onde Guerra da Mata viveu -, “O Ornitólogo” (2016) e “Fogo Fátuo” (2022) são alguns dos filmes nos quais ambos trabalharam.
João Pedro Rodrigues, que rejeita ser enquadrado somente dentro do cinema de temática 'queer', e João Rui Guerra da Mata preparam um novo filme, “O Sorriso de Afonso”, cuja rodagem está marcada para o outono entre Portugal, Macau e Luxemburgo, segundo informações da produtora Terratreme Filmes.
O filme tem coprodução com as produtoras Jolie Rideau, de Fabrizio Maltese (Luxemburgo), e Frenesy Films, de Luca Guadagnino (Itália).
Comentários