O primeiro-ministro salientou hoje que o Centro Cultural de Belém (CCB) recupera agora a gestão do seu próprio espaço com a abertura do Museu de Arte Contemporânea e registou “um momento de grande satisfação” no panorama artístico.
As artistas Gabriela Albergaria, Katarzyna Pacholik e Galeria das Salgadeiras foram distinguidas com Prémios Fundação Millennium bcp atribuídos na Drawing Room Lisboa, feira de arte contemporânea especializada em desenho, que decorre até domingo, anunciou hoje a organização.
Mais de 3,3 milhões de livros foram vendidos em Portugal entre julho e setembro deste ano, o que traduz um aumento de 3,4% face ao período homólogo, apesar de o preço dos livros ter subido.
As candidaturas ao Prémio Pessoa 2023 estão abertas até 22 de novembro e o vencedor será conhecido no próximo dia 14 de dezembro, anunciaram hoje os promotores do galardão, iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos.
O escritor Álvaro Filho venceu o Prémio Baptista-Bastos, pela sua obra “Disfarça, que lá vem Sartre”, no valor pecuniário de 3.500 euros, divulgou hoje a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, que o promove.
O Museu do Louvre, em Paris, comprou a pintura do século XVI "Ressurreição de Cristo", a primeira obra portuguesa deste período adquirida pela instituição museológica, e vendida pelo galerista luso-francês Philippe Mendes, indicou fonte do museu à Lusa.
Obras de arte contemporânea das coleções Ellipse, Berardo, Teixeira de Freitas e da coleção do Estado vão estar em diálogo a partir de sexta-feira, na inauguração do Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa.
Os 90 anos passados sobre a morte do pintor José Malhoa são assinalados na exposição “José Malhoa e Figueiró dos Vinhos”, que é inaugurada no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, na sexta-feira.
Estudiosos de Henrique de Senna Fernandes defenderam à Lusa que há ainda muito a fazer na divulgação do trabalho do macaense no meio académico em língua portuguesa, notando o difícil acesso às obras do autor fora de Macau.
O cantor Fernando Tordo vai expor, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, pinturas da sua autoria, acompanhadas por obras de Júlio Resende inspiradas em canções do também compositor, foi hoje anunciado.
A exposição "Cesariny - Lusofonias - Surrealismo” vai ser inaugurada na quinta-feira, em Copenhaga, na Dinamarca, no âmbito de uma digressão internacional organizada pelo centenário do artista, anunciou a Perve Galeria, de Lisboa.
Britney Spears, a estrela infantil que se tornou um fenómeno da pop mundial, conta a sua história na nova autobiografia que chega às lojas esta terça-feira, 24 de outubro, e já tem sucesso comercial garantido.
A Biblioteca Municipal José Saramago de Madrid tem a partir de hoje uma secção especializada em literatura de autores lusófonos, com um primeiro conjunto de 300 livros em português ou traduzidos para o castelhano.
Obras censuradas ou atacadas de artistas como Picasso, Ai WeiWei, Goya, Banksy ou Klimt estarão a partir de quinta-feira expostas ao público num novo museu de Barcelona, o Museu da Arte Proibida.
A programação da 27.ª Mostra de Teatro de Almada, hoje divulgada, abre a 3 de novembro com “100 anos de Parque Mayer”, o primeiro de 19 espectáculos de 17 grupos de teatro profissional e amador, reunidos no encontro.
“Na Colónia Penal”, uma ópera de câmara do norte-americano Philip Glass, baseada no texto de Kafka, estreia-se na quarta-feira no Coliseu do Porto, e promete ser uma “obra de arte total”, disse hoje o maestro Martim Sousa Tavares.