Tori Amos está a preparar um novo disco,“Native Invader”, com data de edição prevista para 8 de setembro, revela a Universal Music. A cantora vai também dar início a uma digressão mundial, que inclui datas na Europa e Reino Unido, entre setembro e outubro, e nos EUA e Canadá, em novembro e dezembro.

Em “Native Invader”, Tori Amos revela olhou para o ambiente. “As músicas de 'Native Invader' estão a ser impulsionadas pelas Musas para encontrarem maneiras diferentes de enfrentar desafios imprevistos e, em alguns casos, conflitos perigosos. O disco olha para a Natureza e como ela, através da resiliência, se cura a si própria. As canções também lidam com a questão: qual é a nossa parte na destruição da nossa terra, bem como de nós mesmos, e nas nossas relações uns com os outros?", explica a norte-americana.

"Na vida podemos ser surpreendidos com fogos inesperados, cheias, terramotos ou qualquer cataclismo – tanto dentro como fora das nossas mentes. Sonica e visualmente, quis analisar a forma como a Natureza cria com as suas forças opostas, tornando-se a última regeneradora através dos seus ciclos de morte e renascimento. Uma e outra vez ela consegue renovar-se. Poderemos encontrar esta renovação em nós mesmos?", acrescenta a cantora.

“Native Invader” é o 15º álbum de estúdio de Tori Amos, sucedendo-se a “Unrepentant Geraldines”, de 2014, tendo sido o seu oitavo disco a alcançar o top 10 da Billboard.

Em comunicado, a Universal Music relembra ainda que Tori foi a primeira artista de uma editora multinacional a oferecer um single para download. Nomeada para vários prémios Grammy, a cantora já viu as suas canções serem transformadas em romances gráficos e produziu vídeos inovadores ao longo de toda a carreira.

No final de 2016, lançou o tema “Flicker” para o documentário da Netflix “Audrie and Daisy”, que abordava questões ligadas à violação nas escolas. Tori é também cofundadora da RAINN (Rape, Abuse and Incest National Network), a maior organização nos EUA contra a agressão sexual.

A digressão europeia de Tori Amos arranca a 6 de setembro na Irlanda. A 4 de outubro atua no Royal Albert Hall, em Londres.