Daniela Ruah, Catarina Furtado, Sílvia Alberto e Filomena Cautela serão as apresentadoras do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza este ano pela primeira vez em Portugal. A escolha de quatro mulheres não gerou consenso, abrindo um debate alargado nas redes sociais.
Apesar de em 2017, em Kiev, a cerimónia ter sido conduzida por três apresentadores, ao longo dos anos, grande parte das edições da Eurovisão foi apresentada por mulheres. Porém, a falta de um apresentador entre as escolhas da RTP tem gerado alguma polémica.
"Está tudo a assumir que as quatro apresentadoras foram escolhidas por serem mulheres. Se fossem quatro homens assumia-se que eram os mais competentes. A diferença está aí e enquanto assim for, vamos ter de nos sujeitar à palhaçada da discriminação 'positiva' como o menor dos males", escreveu Guilherme Duarte, autor do blog Por Falar Noutra Coisa, no Facebook.
O site Capazes também comentou a escolha das quatro apresentadoras. "A RTP escolheu quatro mulheres para conduzir a emissão especial e muitas vozes indignadas se levantaram contra a aparente desigualdade de género reflectida no painel. Recordamos que no ano passado, foram três homens os escolhidos para a mesma circunstância e não se sentiu qualquer debate ou contestação", relembram em comunicado.
"Podemos e devemos todos e todas reflectir sobre a falta de representatividade evidente de tanto o painel de 2017, como o de 2018, serem compostos apenas por pessoas brancas. E desejar que no futuro seja diferente", acrescentam as Capazes numa nota partilhada no Facebook.
Pedro Granger também defendeu nas redes sociais a escolha da RTP. "A Catarina é a melhor apresentadora do país, a Filomena é a melhor da minha geração, a Daniela a mais internacional e a Sílvia será sempre a minha Sílvia e tem sido o rosto do concurso nos últimos anos", escreveu no Facebook.
Nas redes sociais, alguns seguidores da Eurovisão reagiram com humor ao anúncio da RTP1.
As apresentadoras vão ter a missão de conduzir as duas semifinais e a final da Eurovisão. O evento está agendado para 8, 10 e 12 de maio e vai decorrer no Parque das Nações, espaço que incluiu várias infraestruturas e onde se insere a Altice Arena.
"All aboard" é o slogan do festival que se realiza pela primeira vez em Portugal. O design da Eurovisão vai ser inspirado no mar e na história portuguesa.
Em Lisboa são esperados mais de 2.000 profissionais relacionados com o festival e 1.500 jornalistas, além de 30.000 fãs e visitantes.
Comentários