"O Mosteiro da Batalha é uma coisa do outro mundo. É um dos sítios mais bonitos que o país tem - e não tem tão poucos quanto isso. Vai ser uma ocasião muito especial", disse à agência Lusa Rão Kyao.

"Sopro de Vida - Maria" é o segundo capítulo de um projeto que surgiu em 2012, numa colaboração do músico com o Seminário de Almada.

Neste concerto para flauta de bambu e órgão, Rão Kyao é acompanhado por Renato Silva Júnior. "Tocamos uma série de temas de autores portugueses num estilo bastante recolhido, como se de salmos se tratassem", explica.

Do Advento ao Pentecostes, cada época litúrgica é acompanhada por um tema específico em "Sopro de Vida", que começou por ser dedicado ao ritmo da liturgia e agora é inspirado em temas marianos.

"Esta sequência é dedicada a Nossa Senhora. Neste ano faz todo o sentido, por causa das festividades de Fátima e do centenário das aparições", sublinha Rão Kyao.

Na Igreja do Mosteiro da Batalha será ainda levantado o véu sobre o próximo passo de "Sopro de Vida", com a interpretação de um par de temas que vão constar no próximo disco de Rão Kyao.

Neste regresso ao monumento onde tocou há vários anos, o músico deseja potenciar "o ambiente espiritual do Mosteiro da Batalha".

"Espero criar uma certa interação com as pessoas. Muitos destes cânticos são conhecidos e induzo as pessoas a trautear alguns, apropriando-se deles, sem deixar de ser um recital de flauta com órgão", frisa.

O concerto "Sopro de Vida - Maria" na Igreja do Mosteiro da Batalha realiza-se no dia 11 de março, às 21:00, com entrada livre.