O livro ilustrado "O Piloto e o Principezinho", do autor checo Peter Sís, sobre Antoine de Saint-Exupéry, acaba de ser editado em Portugal pela Jacareca, uma nova chancela, de literatura para crianças, da editora independente Ítaca.

Considerado pelo New York Times um dos melhores livros para crianças de 2014, "O Piloto e o Principezinho" chega agora a Portugal, apresentando uma biografia do piloto francês e autor da obra "O Principezinho".

Num registo semelhante ao que já tinha feito sobre a vida e obra de Charles Darwin, em "A árvore da vida", Peter Sís conta a história de "um grande aventureiro", que nasceu em 1900, numa "época fervilhante de grandes descobertas em todo o mundo".

O texto é remetido para a parte inferior de cada página, ficando o restante espaço ocupado pela ilustração, profusamente detalhada, conjugando desenho e pequenos apontamentos enciclopédicos sobre Saint-Exupéry.

Este livro informativo de Peter Sís, Prémio Hans Christian Andersen 2012, inaugurou a Jacareca, chancela de literatura para a infância da editora Ítaca, fundada por Isabel Castro Silva.

Outro dos títulos inaugurais da chancela é "Escolhe a tua aventura - O astrocão e a Gata Galáctica", do autor norte-americano R. A. Montgomery, com ilustração de Keith Newton, uma história que obriga o leitor a escolher o rumo da história ao virar de cada página.

"Não tinha propriamente uma estratégia quando criei a Jacareca. Por um lado procurava livros que estimulassem o olhar artístico, com várias camadas de significados, por outro, queria livros mais lúdicos, que sejam mais divertidos e também um prazer", explicou a editora à agência Lusa.

O catálogo da Jacareca, cujo nome remete para uma piada familiar e de infância de Isabel Castro Silva, irá guiar-se por esses dois critérios, abrangendo diferentes públicos na literatura para a infância e juventude.

A "O piloto e o Principezinho", um livro "que suscita ao maravilhamento", como descreveu Isabel Castro Silva, a Jacareca juntará ainda este ano dois livros ilustrados do autor norte-americano Chris Van Allsburg, que já foram adaptados para cinema: "Jumanji" e "The Polar Express".

Está também prevista a edição de um segundo volume de "Escolhe a tua Aventura", a série de seis histórias escritas por R. A Montgomery, autor que morreu em 2014.

Isabel Castro Silva, que trabalhou na Relógio d'Água e na Sextante, fundou a editora independente Ítaca em 2015, ao publicar "Fénix Islâmica", de Loretta Napoleoni.