Em declarações à Lusa, o diretor artístico da Casa das Artes, em Vila nova de Famalicão, onde ficará sediada a nova estrutura, Álvaro Santos, explicou que a IntraNzyt Cia. vai preencher uma "lacuna no panorama nacional", uma estrutura que servirá uma "espécie de transição" entre o mundo académico e as companhias profissionais.

"Nós temos poucas companhias de dança de autor, faltam-nos companhias que possam desenvolver um trabalho de continuidade, de criação. E por arrasto faltam companhias para jovens acabados de se formarem integrarem e começaram a vida profissional", explicou.

A nova companhia integra, apontou, "bailarinos nacionais que se formaram lá fora e quem têm aqui a oportunidade de voltar a Portugal e trabalharem, por bailarinos estrangeiros, vindos de países como Itália, França e Japão, que também acabaram a sua formação e querem agora dar início às suas carreiras".

Álvaro Santos considerou que "a transição do mundo académico para o mundo profissional não é fácil em nenhuma área e numa área como a dança é ainda maior".

O responsável referiu que a IntraNzyt Cia., "é uma companhia de âmbito europeu" que pretende "oferecer uma plataforma a jovens bailarinos, servindo como amostra do seu talento e para atrair os olhos de outras companhias de dança".

Com direção artística de Cristina Pereira e Vasco Macide, a IntraNzyt Cia. surge com uma segunda missão: "Aqui em Famalicão temos várias estruturas profissionais ligadas às Artes. Ao teatro, ao novo circo, à música, mas faltava a área da dança para de certa forma completar este 'cluster'", enumerou.

A IntraNzyt nasce de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Casa das Artes de Famalicão, do Cineteatro Louletano, da Compagnie Illicite-Bayonne, do Augsburg Ballet, da Orquestra Sem Fronteiras, da Associação ESTUFA, da Companhia Olga Roriz e dos estúdios Dance Fusion.

O primeiro espetáculo da nova companhia vai subir ao palco dia 29, Dia Mundial da Dança, com o espetáculo IntraNzyt 0.0, composto por três peças coreográficas que "abrem caminho à linha artística e estética da companhia".

Duas daquelas peças são estreias nacionais e uma estreia absoluta, sendo que este primeiro espetáculo é assinado por Fábio Lopez, Ana Isabel Casquilho, Cristina Pereira e Vasco Macide, e dará "início à criação de um repertório de dança que se quer criador de valor para os bailarinos, profissionais, companhias e parceiros envolvidos no processo, assim como para os público".

Os espetáculos estão agendados para os dias 29 e 30 de abril, às 20h30, no Grande Auditório da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

A entrada tem o valor de quatro euros ou dois euros para estudantes, portadores do Cartão Quadrilátero Cultural e seniores (a partir dos 65 anos).