A coordenadora do AME, Ana Maia, disse em conferência de imprensa que o chefe de Estado português marcará presença na abertura da maior feira musical do país, que acontece no dia 10 de abril, na cidade da Praia.
Segundo informação avançada por fonte da Presidência da República de Cabo Verde, o chefe de Estado português deverá estar em Cabo Verde nos dias 09, 10 e 11 de abril.
A mesma fonte disse que o programa da visita de Marcelo Rebelo de Sousa a Cabo Verde está ainda a ser ultimado, prevendo-se a possibilidade de, além de Santiago, deslocações às ilhas de São Vicente, Fogo e, eventualmente, Brava.
Ana Maia afirmou que o Presidente português vai estar presente na abertura do AME no âmbito da parceria com o Governo português, que patrocina a deslocação do grupo Dead Combo a Cabo Verde para atuar na primeira noite do encontro internacional de profissionais da música.
O AME é organizado desde 2013 pelo Ministério da Cultura de Cabo Verde, em parceria com a World Music Expo (Womex), a produtora cabo-verdiana Harmonia e outras entidades locais.
É uma plataforma de encontro entre profissionais da música (músicos, produtores, diretores de festivais, agentes, entre outros) com o objetivo de mostrarem os seus trabalhos e refletirem sobre o mercado da música.
Segundo Ana Maia, o evento, que este ano acontece entre 10 e 13 de abril, vai ter mais do que os 600 participantes do ano passado e também terá mais espetáculos em vários palcos montados no centro histórico da capital cabo-verdiana.
Além dos espetáculos de artistas cabo-verdianos e internacionais, durante o AME acontece uma feira na Praça Alexandre Albuquerque, no centro da Praia, conferências, formações, palestras, seminários, e muita troca e partilha de experiência entre fazedores e consumidores de música.
O produtor musical José "Djô" da Silva, da Harmonia, indicou que este ano o AME terá mais palcos, sendo que pela primeira vez um deles será dedicado a música afro-pop, um estilo eletrónico cabo-verdiano que tem ganho muito espaço.
Djô da Silva adiantou que músicos alemães vão estar em Cabo Verde, no âmbito de um projeto denominado ‘Afro-Lusa', com o objetivo de reunir durante uma semana artistas de Cabo Verde, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, para criar um show para ser apresentado no AME.
O projeto, continuou o empresário, será levado depois a "dois grandes festivais" na Alemanha.
Djô da Silva, empresário que acompanhou a carreira da falecida cantora cabo-verdiana Cesária Évora, apelou, por isso, aos artistas cabo-verdianos para estarem no evento, mas lembrando que é uma "competição" em que os participantes são selecionados por um júri.
A nível nacional foram selecionados artistas e grupos como Tubarões, Bilimundo, Fantcha, Hilário Silva, Zé Rui, Melissa Fortes, Tradiçon di Terra e Lucibela.
De fora, vão chegar representantes de países como África do Sul, Colômbia, Gabão, Israel, Angola, Portugal, Brasil, Gana, Moçambique e ilhas Reunião.
O AME antecede o Kriol Jazz Festival (KJF), organizado pela Câmara Municipal da Praia na mesma semana.
Comentários