Kamala Harris tem vindo a conquistar o apoio do mundo do entretenimento e da cultura pop, com a sua candidatura de última hora à nomeação do Partido Democrata para a Presidência dos EUA a ganhar impulso na internet, com uma explosão de vídeos que misturam os seus discursos com músicas de sucesso.

Janelle Monáe, John Legend e Charli XCX são algumas das estrelas da música que manifestaram apoio à democrata. A eles soman-se celebridades de Hollywood como George Clooney, Viola Davis, Julia Louis-Dreyfus, Robert De Niro e Barbra Streisand.

Até mesmo a cantora Beyoncé, muito zelosa em relação a direitos de autor, terá aprovado o uso da canção "Freedom" na campanha de Kamala.

A mãe da estrela, Tina, apressou-se a apoiar a agora provável candidata democrata à eleição presidencial de 5 de novembro após a saída do mandatário Joe Biden no domingo.

A internet ferve com o uso das frases mais famosas dos discursos e entrevistas de Kamala em memes e remixes de músicas de artistas pop da atualidade, como Charli XCX, Taylor Swift e Chappell Roan.

Os cibernautas costumavam usar os momentos mais excêntricos de Kamala para criticar a vice-presidente, mas, desde que a campanha de Joe Biden perdeu popularidade, os vídeos parecem reforçar a presença de Kamala, 59 anos, principalmente entre os eleitores mais jovens.

As celebridades também aderiram ao movimento, apanhando boleia no marketing e inclinando-se para a candidatura de Kamala.

Código "brat''

A artista britânica Charli XCX, 31, viu o seu álbum bem-sucedido "Brat" [fedelho] ir parar no centro da primeira campanha 'on-line' de Kamala.

O meme "brat summer" já existia antes de a democrata se associar a ele. A tendência foca-se numa estética e um estilo de vida inspirados no álbum de Charli, que oferece uma forte dose de energia de festa, com pitadas de ansiedade juvenil.

Quando os fãs começaram a usar o inconfundível filtro verde "brat" nas imagens da democrata, Charli XCX aprovou: "Kamala é uma 'brat'", partilhou nas redes sociais a estrela do pop, uma frase rapidamente adotada pela campanha da vice-presidente americana.

Na breve transição de Biden para Kamala, a conta oficial da campanha na rede social X foi rebatizada de "brat-coded", com a foto de perfil imitando o verde neon do álbum e o estilo JPEG de baixa resolução.

Katy Perry, cujo canção "Roar" foi apresentada com frequência durante a campanha de Hillary Clinton, em 2016, também promoveu o seu single mais recente, "Woman's World", enquanto manifestava apoio a Kamala.

"É um mundo de mulheres e você tem a sorte de viver nele", canta Katy.

Já Cardi B lembrou os fãs que havia dito que Kamala deveria substituir Biden, que a cantora apoiou em 2020. Cardi havia indicado que não planeava votar, mas não deixou claro a sua posição agora que Kamala será a provável nomeada pelo Partido Democrata.