Em comunicado, a fundação refere que a exposição, organizada pela Casa do Cinema Manoel de Oliveira, pode ser visitada a partir do dia 8 na Filmoteca da Catalunha, em Barcelona.

“A exposição dá a conhecer mais de uma centena de fotografias, produzidas entre o final dos anos 1930 e meados dos anos 1950, que revelam uma faceta desconhecida de Oliveira, abrindo novas perspetivas sobre a evolução da sua obra cinematográfica”, destacou a fundação.

Manoel de Oliveira dies at 106

Segundo aquela entidade, a mostra reúne “imagens, guardadas durante várias décadas e na sua maioria inéditas”, descritas como “uma das grandes surpresas que o arquivo pessoal do realizador, integralmente depositado em Serralves, reservava”.

A exposição ruma agora a Espanha, após ter sido apresentada em Serralves, no Porto, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e na Villa Tamaris, em França, no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França.

A inauguração da exposição em Barcelona está marcada para as 19:00 de 08 de novembro, estando a abertura a cargo de Esteve Riambau, Ana Pinho, António Preto e José Manuel Costa.

Pelas 19h30 serão exibidas duas curtas-metragens de Manoel de Oliveira – “Douro, faina fluvial” e “O Pintor e a Cidade” – seguindo-se, pelas 20h30, uma visita livre à exposição.