O encontro, que junta escritores, ilustradores e promotores de leitura dos países lusófonos, decorrerá de 13 a 19 de março na Fundação O Século, promotora do evento, e em escolas de vários concelhos da região de Lisboa.

A par dos debates sobre literatura e promoção da leitura para a infância, a programação passa sobretudo pelas visitas que os convidados fazem a escolas, em sessões de leitura e conversas com os mais novos.

Nesta terceira edição foram convidados o escritor português António Torrado, autor de dezenas de livros para crianças e jovens, o crítico e autor brasileiro Clóvis Levi, a autora moçambicana Teresa Noronha e o escritor e jornalista cabo-verdiano Odair Rodrigues.

A eles junta-se ainda a investigadora brasileira Eliana Yunes, uma das fundadoras, há duas décadas, do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, Fernando Pinto do Amaral, escritor e comissário do Plano Nacional de Leitura, e Manuela Silva, da Rede de Bibliotecas Escolares.

O encontro contará também com as ilustradoras Mafalda Milhões, Mónica Cid, Maria Remédio e Margarida Botelho.

O Encontro de Literatura Infantojuvenil da Lusofonia tem uma comissão de honra presidida pelo ex-chefe de Estado Jorge Sampaio.