A cidade do Porto recebe estre os dias 30 de maio e 1 de junho a segunda edição portuguesa do festival catalão Primavera Sound. Três dias de música, mais de cinquenta bandas, distribuídas por quatro palcos, prometem animar o Parque da Cidade.

O que torna este festival tão especial? Dizem ser a sua identidade, dizem ser um festival que dá palco a novas bandas e ouvidos a sonoridades mais à margem. Mas na verdade no que se traduz tudo isto? É ir, ouvir, voltar e contar. A edição de 2013 ainda não começou e já há quem só pense na do próximo ano – o fenómeno Neutral Milk Hotel.

Com um cartaz que tem como “pontas-de-lança” nomes com já muitas primaveras na quilometragem, destaque para os mui aguardados regressos de Blur e My Bloody Valentine. A crueza de Nick Cave & the Bad Seeds, o negrume dos Dead Can Dance e o alternative rock com cheirinho a anos 80 dos The Breeders ou Dinosaur Jr. são outras das coisas a não perder.

Desta vez, ninguém ficará à porta para ver Metz; depois de um concerto esgotado na ZDB em fevereiro, os canadianos regressam a Portugal para mais uma descarga de noise rock sujo e virulento. Donos de dois dos discos de 2013 mais aclamados pela crítica, sem etiquetas ou demais atributos, James Blake e Deerhunter prometem dois concertos memoráveis.

Depois de atuarem na versão catalã do evento, os PAUS de Quim Albergaria e Hélio Morais (já repetente nestas andanças, depois de terem estado no Primavera no ano passado com os Linda Martini), os loops magnetizantes dos Memória de Peixe, os veteranos Mão Morta, a substituir Sixto Rodriguez (e assim ninguém ficou triste) e a apresentar o seu mais recente trabalho, Leeches, The Glockenwise, compõem a representação nacional no OPS’13.

Para os resistentes, e se as pernas não falharem, regressam também as After Hours do Optimus Primavera Sound no Hard Club. A entrada é livre para os portadores do passe geral ou para quem tiver o bilhete diário para os dias 31 de maio e 1 de junho.

Dentro da lista de expectativas, esperamos que não haja cancelamentos de última hora e notícias que tal, sendo que única presença indesejada será a chuva.

A organização prometeu ter no recinto "fast food à portuguesa", mas atenção: não abusem nas francesinhas, os festivais de música e praia vêm aí e vão querer estar na vossa melhor forma para as fotos em trajes veraneantes reduzidos.