Poesia e escrita são o mote para uma programação especial preparada pelo município da Batalha, no distrito de Leiria, para incentivar, durante o mês de março, a criatividade e o entendimento do mundo, anunciou hoje a autarquia.

Declamação de poesia, concursos, apresentação de livros ‘online’, distribuição de poemas e encontro com escritor são algumas das iniciativas de “Há poesia na Batalha”, que festeja o Dia Mundial da Poesia, assinalado em 21 de março.

A aposta surge devido à “forte e poderosa mensagem que a poesia nos dias de hoje pode fornecer” em domínios como “a diversidade criativa, o respeito pela diferença e, essencialmente, para a compreensão do mundo”, sublinhou a vereadora da Cultura da Batalha, Mónica Cardoso, citada em comunicado do município.

A iniciativa da Câmara da Batalha e da Biblioteca Municipal José Travaços Santos decorre ao longo de todo o mês de março, num exercício promotor de “diversidade, diálogo, livre criação de ideias”, mas também de “criatividade e inovação”.

Entre a programação, destaque para “libertação” de poesia pela vila da Batalha, com poemas inéditos e outros famosos distribuídos por vários espaços públicos.