Depois de uma carreira produtiva de mais de 70 anos, a estrela morreu enquanto dormia, referiu o diretor do hospital Elias, Dana Safta.
A última atuação de Beligan foi em abril no Teatro Nacional em Bucareste, onde interpretou um papel na peça “Number Number” de Jean Anouilh, com lotação esgotada desde 2004.
Nascido a 18 de dezembro de 1918, Beligan estreou-se em 1937 em Bucareste numa versão teatral de ‘Crime e Castigo’ de Fiodor Dostoievsky.
O ator participou em mais de 100 peças e filmes, e tornou-se numa personalidade muito conhecida da televisão e da rádio.
Mas também foi criticado pelos círculos artísticos por ser membro do Comité Central do Partido Comunista Romeno entre 1969 e 1989.
Depois da queda do comunismo, foi forçado a deixar o cargo de diretor do Teatro Nacional em 1990, depois de protestos dos seus colegas.
Em dezembro de 2013, o ‘Guinness World Records’ deu a Beligan o título de “profissional de teatro mais velho em atividade”.
A nomeação não passou despercebida na Rússia onde o ator Vladimir Zeldin celebrou o seu 101.º aniversário no início deste ano em palco, em Moscovo.
Comentários