As duas escritoras partiram das seis pinturas feitas há 500 anos por Nuno Gonçalves para criarem "uma história livremente imaginada" sobre os dias que antecederam a criação da obra de arte, que está hoje exposta no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

"Estes painéis atravessaram os séculos envoltos em mistério e desencadearam imensos debates entre especialistas em História de Arte, porque nem o pintor nem ninguém da época deixou escrito quem são as figuras representadas", lê-se nas primeiras linhas do livro.

Na história, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada imaginam o bulício na oficina de Nuno Gonçalves, entre pipas, potes e sacas cheias de materiais, com a presença dos figurantes que participaram, durante longas horas, na composição daquela pintura gigante.

A par da ficção, o livro inclui uma recriação, em ilustração, dos painéis de Nuno Gonçalves e convida os leitores mais novos a observarem a obra com mais detalhe.

"O excelente observador ainda repara noutros pormenores importantes: todos os retratados têm uma expressão séria, pensativa, como se estivessem reunidos num momento solene, um daqueles momentos em que é necessário sentir a força do grupo a que se pertence", escreveram as autoras.

Foi incluído ainda um enquadramento histórico, as teorias e polémicas sobre algumas das pessoas retratadas em cada um dos painéis e uma biografia de Nuno Gonçalves, nomeado pintor da Casa Real em 1450 pelo rei Afonso V.

O livro termina com uma receita que ensina a fazer têmpera de ovo com pigmentos de cores, tal como Nuno Gonçalves utilizou para pintar.

Intitulada "Painéis de São Vicente de Fora", a obra de Nuno Gonçalves apresenta um conjunto de 58 personagens em torno da dupla figuração de São Vicente, representando a corte e vários estratos da sociedade portuguesa da época.

"O carácter eminentemente problemático da origem e significado desta obra conferem-lhe, desde há um século, um estatuto de peça central na história da arte portuguesa", lê-se na descrição oficial da obra na base de dados da Direção-Geral do Património Cultural.

Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada já publicaram juntas dezenas de livros para a infância e juventude, como as coleções "Uma aventura" e "Viagens no tempo".

"Quem é esta gente nos painéis de São Vicente?" é uma edição da Imprensa Nacional Casa da Moeda.