Alain Delon, ícone sagrado do cinema francês, está "debilitado" e "não suporta mais ver-se nesta condição", segundo revela o seu filho Anthony numa entrevista publicada pela revista Paris Match esta quinta-feira (4).

A estrela francesa de 88 anos, que apareceu claramente magra em fotografias publicadas no Instagram por outro dos seus filhos, Alain-Fabien, na véspera de Natal, sofreu um grave derrame em julho de 2019.

"Ele fala pouco, fica cansado ou irritado quando pedimos para repetir as palavras, porque nem sempre a sua voz é audível", explica Anthony Delon na entrevista.

Em julho do ano passado, os três filhos apresentaram uma queixa contra Hiromi Rollin, a "dama de companhia" do ator francês, termo que ela rejeita. A Justiça abriu uma investigação por suspeita de "assédio moral".

De acordo com os seus dois filhos, Rollin teria isolado "Alain Delon dos seus entes queridos, amigos e família, utilizando manobras e ameaças" desde o seu acidente vascular cerebral.

Hiromi Rollin foi então expulsa da mansão da família de Delon, e o seu advogado anunciou que planeia apresentar uma queixa "contra membros da família Delon e os seus seguranças por violência intencional agravada (...) comprovada por atestado médico".

Na entrevista, Anthony Delon também afirma que apresentou uma queixa contra a sua irmã Anouchka, a quem acusa de não ter informado que o seu pai foi "submetido a cinco testes cognitivos" entre 2019 e 2022, nos quais "não passou em nenhum".