Os 500 anos do nascimento de Luís de Camões assinalam-se no próximo ano, mas o programa das comemorações que deveria ter sido proposto ao Governo até final de 2022 não existe, porque depende de estruturas que nunca foram criadas.
O Museu Jose Malhoa, nas Caldas Rainha, reabriu hoje ao público depois de mais de oito meses encerrado para uma requalificação de mais de 467 mil euros, suportada maioritariamente por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O festival Ponte D’Lima acrescentou ao cartaz a banda norte-americana Osees, a mais recente encarnação do grupo liderado por John Dwyer, que vai atuar na Expolima em agosto.
O processo de classificação da obra de José Afonso, aberto em 2020, está por concluir, porque nem todos os proprietários permitem uma avaliação dos bens e materiais fonográficos, revelou a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
O Teatro S. Luiz, em Lisboa, vai acolher 18 peças de teatro, de janeiro a julho, sendo dez em estreia, à semelhança da ópera “Felizmente Há Luar!”, de Alexandre Delgado, sobre a obra de Luís de Sttau Monteiro.
A promotora do Lava – Festival Internacional de Jazz do Pico disse hoje que o atraso dos apoios do Governo dos Açores coloca em risco a próxima edição, mas o executivo alegou que a maioria das candidaturas já foi processada.
O baterista australiano Colin Burgess, membro original dos AC/DC no início dos anos 1970, morreu aos 77 anos, confirmou a banda de hard rock nas suas contas nas redes sociais.
O cantor e compositor brasileiro Carlos Lyra, um dos fundadores da bossa nova, morreu hoje aos 90 anos, noticiou a imprensa brasileira, citando a família.
A exposição "Tomemos então, nós, cidadãos comuns, a palavra e a iniciativa" está patente a partir de hoje no Largo José Saramago, em Lisboa, para celebrar os 75 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, os 25 anos do Nobel atribuído a Saramago e para dar a conhecer a Declaração de Deveres Hu
O músico Syro apresenta o seu mais recente álbum, "11 11", no teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, no próximo dia 3 de fevereiro, anunciou a promotora do músico.
Quatro novas criações e a apresentação de outras três em 16 teatros nacionais e festivais na Bélgica, Croácia e Uruguai são os destaques da programação da Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) para 2024, foi hoje anunciado.
A Orquestra de Câmara Portuguesa, dirigida pelo maestro Pedro Carneiro, dá sábado, às 21h00, na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, um concerto de Natal em que interpretará obras de Haydn e Bach, entre outros.
A quota mínima de música portuguesa na rádio fica fixada nos 30%, deixando de estar sujeita à aprovação anual por parte do Governo, de acordo com o texto final hoje aprovado no parlamento.
O parlamento aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pela morte do encenador Carlos Avilez apresentado pela Comissão de Cultura, recordando-o como “figura maior do teatro nacional”.
O parlamento aprovou hoje dois votos de pesar apresentados pelo Chega pela morte da fadista Maria João Quadros e do apresentador televisivo e empresário Nuno Graciano.
Vinte e cinco anos depois da descoberta, o esqueleto da “Criança do Lapedo” permanece depositado no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, mas está por decidir se um dia será exposto ao público.
O Presidente da República atribuiu na quinta-feira a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique à presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos.
O Canto a Vozes de Mulheres, a três ou mais vozes, faz parte, a partir de hoje, do inventário nacional do Património Cultural Imaterial, uma arte “muito desconhecida”, mas identitária do país, assumiu uma responsável pela candidatura.
Uma exposição sobre legado esclavagista do conde Ferreira é inaugurada na sexta-feira, no Porto, e inclui a instalação dos artistas brasileiros Dori Nigro & Paulo Pinto, que foi censurada pela Misericórdia e que não constava do catálogo inicial.
O Passe Cultura de Lisboa registou perto de 12 mil entradas gratuitas nos equipamentos culturais geridos pelo município durante o primeiro ano do projeto, que visou apoiar o acesso à cultura na cidade, foi hoje anunciado.
A celebração dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril e os artistas africanos e da diáspora africana vão marcar a temporada de 2024, com 14 exposições, do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa.