A banda britânica Toy regressa a Portugal em março para dois concertos, no Porto e em Lisboa, de apresentação do novo álbum, “Happy in the Hollow”, a ser editado em 2019.
Um recital pelo pianista Artur Pizarro, no domingo, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, assinala os 150 anos do nascimento do pianista e compositor José Vianna da Motta.
A nona edição do festival Porta-Jazz vai decorrer em vários espaços do Porto de 1 a 9 de dezembro, com destaque para concertos do saxofonista norte-americano Chris Cheek e do francês Ohad Talmor.
O artista João Bento venceu, com a obra “Aquela velha questão do som e da imagem”, o Loops.Lisboa 2018, prémio atribuído pelo Festival Temps d'Images para promover as artes visuais, anunciou a organização da iniciativa na quinta-feira.
Os escritores portugueses convidados da Feira do Livro de Guadalajara, no México, têm como uma das atividades a visita a escolas e, numa delas, Hélia Correia explicou aos alunos o que é a saudade.
O artista português Alexandre Farto (Vhils) inaugura hoje a exposição “Ethereal” em Miami (Estados Unidos), na GGA Gallery, situada no complexo cultural Wynwood Walls, que inclui uma intervenção na fachada da galeria.
A inscrição do reggae na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade foi a primeira das 18 candidaturas aprovadas hoje, pelo Comité de Salvaguarda da UNESCO, no âmbito da reunião a decorrer até sábado, em Port Louis, na Maurícia.
Um espetáculo inédito que leva ao palco Fernando Pessoa e os heterónimos encerra os “Dias do Desassossego”, na sexta-feira, o mesmo dia em que se assinalam 25 anos da Casa Fernando Pessoa e 83 anos da morte do poeta.
A música reggae, que foi hoje inscrita na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, surgiu na Jamaica no final dos anos 1960, a partir do ska e do rocksteady, e tem Bob Marley como ‘rei’.
O trio Vaarwell e a guitarrista Marta Pereira da Costa vão participar, em março próximo, no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, no estado norte-americano do Texas, foi hoje divulgado.
Os 130 anos da publicação dessa “vaste machine” que foi o romance “Os Maias” é o pretexto para uma exposição dedicada a Eça de Queirós e a tudo o que o autor tinha “no saco”, que se inaugura sexta-feira.
As coleções do Museu Calouste Gulbenkian vão tornar-se itinerantes e levar arte a vários pontos do país numa iniciativa que pretende reforçar a presença da fundação fora de portas e que arranca no sábado, em Bragança.
A escritora Margaret Atwood anunciou que está a escrever a sequela de “The Handmaid’s Tale” e que o livro, intitulado “The Testaments”, será publicado em setembro de 2019, revelou hoje a editora britânica Penguin.
A australiana Tash Sultana estreia-se ao vivo em Portugal no verão com um concerto no festival NOS Alive, que decorre de 11 a 13 de julho no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, anunciou hoje a promotora Everything is New.
Salvador Sobral estreia-se ao vivo nos países do Báltico com quatro concertos, que se realizam entre sexta e terça-feira, anunciou hoje a empresa de agenciamento e produção cultural Fado in a Box.
O projeto de regulamento do concurso dos dois novos canais em sinal aberto (TDT) vai estar em consulta pública até final de dezembro, de acordo com o despacho do Ministério da Cultura hoje publicado em Diário da República.
A editora de poesia do lado esquerdo, de Coimbra, lançou uma antologia sobre canções com poemas de 37 autores, entre os quais Pablo García Casado e Daniel Jonas, com lado A e B, à imagem das 'mixtapes' de cassete.
A brasileira Joyce Moreno, que gerou controvérsia nos anos 1970 pela sua abordagem ao universo feminino, assinala no sábado, em Espinho, 50 anos de carreira, reconhecendo que questões entretanto "bem resolvidas" possam voltar a gerar polémica no Brasil atual.
A obra “Fédon”, de Platão, foi o ponto de partida para a peça “Sócrates tem de morrer”, que Mickaël de Oliveira apresenta, no dia 6 de dezembro, no Teatro S. Luiz, em Lisboa.
Da Chick vai celebrar a entrada em 2019 com o concerto “It’s a Groovy Celebration”, no Estúdio Time Out, em Lisboa, que inclui Bandido$ e Bill Onair como convidados.
A Relógio d’Água vai publicar pela primeira vez “As Farpas” de Eça de Queirós em edição autónoma e integral, separadas das que originalmente foram escritas com Ramalho Ortigão, e que, até hoje, têm sido reeditadas em conjunto.