A exposição "O Grito da Imaginação", que apresenta a artista Paula Rego no Museu de Serralves, no Porto, através de 36 obras, ao fim de 15 anos, abre ao público na sexta-feira, estendendo-se até 8 de março.
A Andante – Associação Artística, criada e dinamizada por Cristina Paiva e Fernando Ladeira, venceu hoje a segunda edição do Prémio Ler+, do Plano Nacional da Leitura, com o seu projeto de teatro para promover a leitura.
O grupo de metal português Moonspell inicia hoje na Alemanha uma extensa digressão europeia, "talvez a maior digressão de sempre", com 50 concertos, revelou hoje a promotora.
A cantora, pianista e compositora nova-iorquina Sarah McCoy inicia na sexta-feira, em Ovar, uma digressão por seis cidades portuguesas, que passa por Ponte de Lima, Lisboa, Guarda, Santarém e termina no dia 2 de novembro, em Braga.
O festival Outono Vivo, que decorre de sexta-feira a 10 de novembro na Praia da Vitória, nos Açores, presta uma homenagem à escritora Sophia de Mello Breyner, no ano em que se assinala o centenário da sua morte.
A maioria dos álbuns dos Da Weasel, banda que se separou em 2010 e tem regresso marcado aos palcos em 2020, cinco originais e um ao vivo que datam entre 1997 e 2008, vão ser reeditados este ano.
O poeta Manuel Alegre elogiou hoje o festival literário Escritaria, em Penafiel, onde está a ser homenageado, pelo "contributo excecional" que tem dado à literatura portuguesa.
O documentarista Tiago Pereira e o músico Diego el Gavi vão liderar projetos culturais para, através da música, "quebrar preconceitos sociais" e "desmistificar ideias" sobre a comunidade cigana em Portugal, como contaram à agência Lusa.
"Quebrar os ciclos de ódio” face à ideia da diferença, é o objetivo do encenador João Neca, com a peça “Filho?”, construída a partir da obra de Afonso Cruz, que O Bando estreia na quinta-feira, em Palmela.
Teresa Salgueiro, a brasileira Maria Gadú ou o britânico Nitin Sawhney são alguns dos nomes que participam no festival Misty Fest, que se desdobra em 24 concertos em várias cidades do país, durante o mês de novembro.
Maria Amélia Proença vai ser a protagonista de “Conversas de Museu”, no Museu do Fado, em Lisboa, esta quarta-feira, às 19:00, sessão moderada pelo jornalista Nuno Pacheco.
O livro com o qual Mário de Carvalho se estreou literariamente, em 1981, “Contos da Sétima Esfera”, regressa às livrarias na quinta-feira pela Porto Editora.
O festival ID No Limits regressa em abril ao Centro do Congresso do Estoril, Cascais, para a segunda edição que tem já garantidos no cartaz Kindness, Ezra Collective, Rejjie Snow, Moses Boyd e Coucou Chloe.
O músico, escritor e curador Kalaf Epalanga é o convidado da próxima edição do ciclo “Camões dá que falar”, esta quinta-feira, no Camões Instituto, em Lisboa, onde vai abordar "O momento da literatura africana”.
A quarta edição do CTX Metal Fest vai decorrer no próximo sábado, no Centro Cultural do Cartaxo, com concertos, um “mercado” de metal, ‘workshops’, gastronomia e prova de vinhos, 'performances' e apresentação de fanzine.
"Visita Privada: Ateliês e Artistas" é um livro e uma viagem pelos locais de trabalho de 14 criadores, de Ana Jotta a Rui Sanches, através da fotografia de Manuel Falcão e do texto de Dalila Pinto de Almeida.
Os dois concertos do rapper Valete no Capitólio, em Lisboa, a 14 e 15 de dezembro, estão esgotados, tendo sido marcada uma nova data para a mesma sala, anunciou a promotora dos espetáculos.
O saxofonista português Ricardo Toscano inicia na quinta-feira uma série de quatro concertos, noutras tantas cidades portuguesas, nos quais estreia um novo trio, com o contrabaixista francês Géraud Portal e o baterista norte-americano Ali Jackson.
A maior exposição sobre Leonardo Da Vinci, com cerca de 160 obras do artista, entre quadros, desenhos e manuscritos, abre esta semana no Louvre, com um desenho chegado do Porto, que o comissário francês considera "muito importante" no percurso do mestre.
O espetáculo “Ibsen House”, dirigido pelo australiano Simon Stone, estreia-se em Portugal na sexta-feira, abrindo a temporada de produções internacionais do Teatro Nacional Dona Maria II, que quer “democratizar” o bom trabalho que se faz na Europa.
Vários espaços da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vão ser palco de debates, leituras e cinema no dia 26 de outubro, com entrada gratuita, para sublinhar a importância das histórias ao longo da vida.
O Teatro Maria Matos, em Lisboa, encerrado há mais de um ano e atualmente no meio de um processo judicial, foi inaugurado faz hoje 50 anos, sob direção artística de Igrejas Caeiro, com uma peça de Aquilino Ribeiro.