Teresa Salgueiro, a brasileira Maria Gadú ou o britânico Nitin Sawhney são alguns dos nomes que participam no festival Misty Fest, que se desdobra em 24 concertos em várias cidades do país, durante o mês de novembro.
Maria Amélia Proença vai ser a protagonista de “Conversas de Museu”, no Museu do Fado, em Lisboa, esta quarta-feira, às 19:00, sessão moderada pelo jornalista Nuno Pacheco.
O livro com o qual Mário de Carvalho se estreou literariamente, em 1981, “Contos da Sétima Esfera”, regressa às livrarias na quinta-feira pela Porto Editora.
O festival ID No Limits regressa em abril ao Centro do Congresso do Estoril, Cascais, para a segunda edição que tem já garantidos no cartaz Kindness, Ezra Collective, Rejjie Snow, Moses Boyd e Coucou Chloe.
O músico, escritor e curador Kalaf Epalanga é o convidado da próxima edição do ciclo “Camões dá que falar”, esta quinta-feira, no Camões Instituto, em Lisboa, onde vai abordar "O momento da literatura africana”.
A quarta edição do CTX Metal Fest vai decorrer no próximo sábado, no Centro Cultural do Cartaxo, com concertos, um “mercado” de metal, ‘workshops’, gastronomia e prova de vinhos, 'performances' e apresentação de fanzine.
"Visita Privada: Ateliês e Artistas" é um livro e uma viagem pelos locais de trabalho de 14 criadores, de Ana Jotta a Rui Sanches, através da fotografia de Manuel Falcão e do texto de Dalila Pinto de Almeida.
Os dois concertos do rapper Valete no Capitólio, em Lisboa, a 14 e 15 de dezembro, estão esgotados, tendo sido marcada uma nova data para a mesma sala, anunciou a promotora dos espetáculos.
O saxofonista português Ricardo Toscano inicia na quinta-feira uma série de quatro concertos, noutras tantas cidades portuguesas, nos quais estreia um novo trio, com o contrabaixista francês Géraud Portal e o baterista norte-americano Ali Jackson.
A maior exposição sobre Leonardo Da Vinci, com cerca de 160 obras do artista, entre quadros, desenhos e manuscritos, abre esta semana no Louvre, com um desenho chegado do Porto, que o comissário francês considera "muito importante" no percurso do mestre.
O espetáculo “Ibsen House”, dirigido pelo australiano Simon Stone, estreia-se em Portugal na sexta-feira, abrindo a temporada de produções internacionais do Teatro Nacional Dona Maria II, que quer “democratizar” o bom trabalho que se faz na Europa.
Vários espaços da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vão ser palco de debates, leituras e cinema no dia 26 de outubro, com entrada gratuita, para sublinhar a importância das histórias ao longo da vida.
O Teatro Maria Matos, em Lisboa, encerrado há mais de um ano e atualmente no meio de um processo judicial, foi inaugurado faz hoje 50 anos, sob direção artística de Igrejas Caeiro, com uma peça de Aquilino Ribeiro.
O realizador Francis Ford Coppola disse no sábado que se encontra a trabalhar no seu projeto "mais ambicioso", capaz de suplantar "Apocalypse Now", o projeto "Megalopolis", que mantém em agenda há mais de 20 anos.
A escritora Hélia Correia apelou no sábado, no Festival Literário Internacional de Óbidos, à formação de um grande movimento “anti-medo” para receber Chico Buarque quando chegar a Lisboa para receber o Prémio Camões.
A longa-metragem "Madame", uma produção suíça realizada por Stéphane Riethauser, venceu a competição oficial do Queer Porto e conquistou o Prémio do Público, anunciou o júri no sábado, na festa de encerramento do festival, no Teatro Rivoli.
As figuras de barro da ceramista Rosa Ramalho e a paisagem transmontana servem de inspiração para o imaginário de "Os Demónios do meu Avô", primeira longa-metragem de animação de Nuno Beato, em construção em Lisboa.
O ator Brian Patrick Wade, que vai interpretar o herói português da revolução americana Peter Francisco no filme "Luso", ficou "impressionado" com a cultura e história de Portugal, que visitou várias vezes para preparar o papel.
O filme "Luso", realizado por Diogo Morgado e baseado na história verdadeira de Pedro Francisco, um português que lutou sob o comando de George Washington na revolução americana, vai custar 15 milhões de dólares (13,5 milhões de euros), disse à Lusa o produtor Travis Bowman.
Marlon Queiroz passou a infância numa favela brasileira, onde um dos passatempos era observar cadáveres e tentar adivinhar o calibre da arma, uma violência de que se apercebeu quando conheceu a tranquilidade de Portugal e que o inspirou para a escrita.
Os limites morais estão a desaparecer e as novas realidades políticas estão a gerar novas formas de crime na literatura nórdica, defendeu o escritor sueco Arne Dahl no Folio - Festival Literário Internacional de Óbidos, na sexta-feira.
A partitura original do filme mudo português “A Rosa do Adro” (1919) vai ser interpretada ao vivo pelos Solistas da Metropolitana, em 26 de outubro, na Cinemateca de Lisboa, como forma de assinalar o centenário da estreia do filme.
A biografia do músico Leonard Cohen escrita ainda em vida, com ajuda do cantautor, pela jornalista Sylvie Simmons, especializada na área musical, chega hoje às livrarias portuguesas, editada pela Tinta-da-China e ilustrada com fotografias e documentos.
O Coro Casa da Música celebra o 10.º aniversário com a interpretação das “Vésperas”, de Claudio Monteverdi, “uma das maiores obras primas do barroco inicial”, num concerto, no domingo, no Porto, na Sala Suggia, dirigido pelo maestro Paul Hillier.