A filha do guitarrista americano B.B. King e as portuguesas Maria João, Jacinta e Elas e o Jazz atuam em São João da Madeira no ciclo "Novembro Jazz", que arranca esta sexta-feira na Casa da Criatividade.
Os Sonetos de Luís de Camões foram traduzidos para crioulo pelo escritor cabo-verdiano José Luiz Tavares e chegam agora às livrarias portuguesas numa edição bilingue da Abysmo com o duplo título “Ku Ki Vos” e “Com que voz”.
As bandas portuguesas Conjunto Corona e Solar Corona atuam no sábado na sede do Gil Vicente Futebol Clube, em Barcelos, no âmbito do ciclo de concertos Triciclo, que percorre vários espaços do centro histórico daquela cidade minhota.
A Orquestra Jazz de Matosinhos e a cantora Maria João apresentam no domingo em Madrid, no CaixaForum, o álbum conjunto “Amoras e Framboesas”, num espetáculo integrado na 17.ª Mostra de Cultura Portuguesa em Espanha.
Os Einstürzende Neubauten editam em 2020 um novo álbum e farão uma digressão que passará por Portugal em maio, com concertos em Lisboa e no Porto, anunciou a banda alemã.
Os artistas portugueses André Romão e Pedro Neves Marques estão entre os 50 criadores convidados a participar na Bienal de Liverpool 2020, que decorrerá entre 11 de julho e 25 de outubro naquela cidade da Inglaterra.
A sexta edição do Festival Guitarra d’Alma, que tem por mentor o guitarrista Custódio Castelo, prossegue no próximo fim de semana com dois concertos, nas freguesias da Raposa e de Fazendas de Almeirim.
A curta-metragem " Raquel”, de Ana Paula Pais e Sara Baga, venceu o prémio nacional do Festival Vista Curta 2019, promovido pelo Cine Clube de Viseu, que decorreu nesta cidade entre terça-feira e sábado.
As questões do género e o papel que a mulher tem, ou devia ter, na sociedade cabo-verdiana foram consideradas na candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade, que conhecerá o veredicto em breve, disse um responsável do processo.
O Museu Arpad Szenes-Vieira da Silva, em Lisboa, que reúne obras do casal de artistas, vai celebrar hoje 25 anos de atividade com entradas gratuitas, anunciou a direção.
A 17.ª edição do Festival Temps d'Images começa hoje, em Lisboa, com a estreia da performance "Home is where your heart is", de Vasco Mendonça, com Drumming e Vânia Rovisco, às 18:00, no Palacete Gomes Freire.
A nova criação da coreógrafa Olga Roriz, intitulada "Autópsia", estreia-se hoje no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, palco de uma reflexão sobre a forma como o ser humano se vê a si próprio e age no planeta.
O festival Mental, que pretende ajudar a combater o estigma e a iliteracia em relação à saúde mental, começa hoje em Lisboa a sua programação, que inclui cinema, música e debates, e chega 21 de novembro ao Porto.
O poeta e tradutor José Bento, 86 anos, autor de "Sítios", Medalha de Mérito das Belas-Artes de Espanha, morreu no sábado, no Hospital Amadora Sintra, onde se encontrava internado, disse hoje à agência Lusa fonte próxima da família.
A fadista Aldina Duarte celebra 25 anos de carreira com um álbum em que pela primeira vez grava fados com música própria e criados por outros intérpretes como Amália Rodrigues, Hermínia Silva ou Lucília do Carmo.
Muitos “retratos emblemáticos” de figuras conhecidas, mas também “caras anónimas” captadas pelo fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson e algumas das máquinas Leica que usou vão estar em exposição no Porto a partir de quinta-feira, revelou à Lusa a organização.
A cantora portuguesa Maria Mendes, radicada na Holanda, apresenta em novembro em Lisboa e no Porto, “Close to Me”, álbum que inclui adaptações para jazz de fados de Amália Rodrigues e de temas de Carlos Paredes.
Em “The Great Square of Pegasus”, a ser editado hoje, João Hasselberg deixou de lado o contrabaixo para tentar “explorar outros processos de fazer música”, recorrendo a sintetizadores, com Pedro Branco na guitarra e Afonso Cabral na voz.
O escritor e bibliófilo argentino Alberto Manguel, autor de “Monstros Fabulosos”, afirma que a literatura transforma as pessoas e lamenta que a evolução tecnológica tenha retirado importância aos livros, conduzindo a uma valorização do “rápido e fácil”.
O filme “Vitalina Varela”, do realizador português Pedro Costa, conquistou o “Silver Hugo”, prémio do júri do Festival de Cinema de Chicago, que está a decorrer nos Estados Unidos.
Samuel F. Pimenta venceu a 31.ª edição do Prémio Literário Cidade de Almada/Poesia e Maria Francisca Macedo o Prémio Literário Maria Rosa Colaço/Literatura Infantil, na sua 14.ª edição, foi anunciado no sábado.