O guitarrista português João Morais, O Gajo, edita em dezembro o EP "As 4 estações: Alcântara-Terra", que completa uma série de quatro registos temáticos que se propôs compor e lançar este ano.
O romance inédito “Um Símbolo Vivo”, “escrito sem pressas já numa idade madura”, valeu a Cristina Cosme o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 10.000 euros, anunciou a Estoril-Sol, promotora do galardão.
A possibilidade de duas pessoas falarem uma com a outra e conseguirem ou não entender-se é o tema central da peça “Enseada”, que quinta-feira chega à sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.
Textos inéditos da poetisa Natália Correia estão agora disponíveis em livro na sequência de uma investigação da escritora Ângela de Almeida para a Direção Regional da Cultura dos Açores.
O cante alentejano celebra hoje cinco anos como Património da Humanidade com atuações de grupos corais em Beja, Castro Verde e Serpa, onde também há uma cerimónia evocativa.
O filme "O Irlandês", do realizador Martin Scorsese, estreia-se hoje na plataforma de 'streaming' Netflix, a par da exibição em sala em alguns países, mas não em Portugal.
O filme "Especial de Natal: se beber, não ceie" da produtora brasileira Porta dos Fundos ganhou na segunda-feira o prémio de "melhor comédia" nos Emmy Internacional.
O filme "Balloon", do tibetano Pema Tseden, venceu o prémio de Melhor Filme do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST), cabendo a "Tommaso", de Abel Ferrara, o Grande Prémio do Júri João Bénard da Costa, anunciou a organização.
Três homens acorrentados, arrastando-se pelo deserto com uma pedra, repetindo uma tarefa sem perspetivas de a concluírem ou de a ela sobreviverem, dominam “Inimigos da Liberdade”, peça a estrear na quarta-feira, no Teatro da Trindade, em Lisboa.
Ikonoklasta, nome artístico do ativista luso-angolano Luaty Beirão, a Orquestra de Batukadeiras de Portugal e a cabo-verdiana Mayra Andrade, entre outros, atuam a 5 de dezembro em Lisboa, no Concerto da Coragem, promovido pela Amnistia Internacional Portugal.
O realizador Miguel Filgueiras registou num documentário uma trilogia criativa da banda Black Bombaim, que trabalhou com três compositores diferentes, o que resultou igualmente numa tríade de capítulos que se estreiam no dia 27 no Porto/Post/Doc, no Porto.
O corpo do cantor Eduardo Nascimento, que morreu na sexta-feira aos 76 anos, estará, no domingo, em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, seguindo o funeral, na segunda-feira, para o crematório do Alto de S. João.
O filme português “Vitalina Varela” venceu os Prémios Principado de Astúrias para Melhor Filme e Melhor Fotografia, no Festival Internacional de Cinema de Gijón, em Espanha, foi hoje a anunciado pela distribuidora Midas Filmes.
O cantor Eduardo Nascimento, que em 1967 representou Portugal no Festival Eurovisão da Canção com a música "O Vento Mudou", morreu na sexta-feira, em Lisboa, aos 76 anos, disse à Lusa fonte próxima da família.
O ator norte-americano Michael J. Pollard, nomeado para um Óscar de Melhor Ator Secundário pelo filme “Bonnie e Clyde”, morreu aos 80 anos, foi anunciado na sexta-feira.
Um dos mais famosos apresentadores da televisão brasileira, Gugu Liberato, morreu aos 60 anos em Orlando, nos Estados Unidos, anunciou na noite de sexta-feira a sua assessoria de comunicação, de acordo com a imprensa brasileira.
Os Prémios Internacionais Terras Sem Sombra distinguem este ano a cantora de flamenco Carmen Liñares, o arquiteto João de Almeida e o Jardim Botânico de Cabo Verde, divulgou hoje a organização.
A criação musical é uma manifestação transversal, por mais diferentes que sejam as culturas e civilizações, porque partilha de uma raiz comum, segundo um estudo divulgado na quinta-feira pela Universidade de Harvard (EUA).
“Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos”, de Adam Long, Daniel Singer e Jess Borgeson, com encenação de António Pires está em cena no Casino Lisboa até ao final do ano.
A Assembleia da República congratulou-se hoje com a atribuição do Grammy latino por excelência musical a José Cid, entregue ao cantor em novembro em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar pela morte de José Mário Branco, homenageando o músico e combatente contra a ditadura com aplausos de pé por parte de praticamente todo o hemiciclo.