O escritor Paulo José Miranda acredita que escrever altera o ato da leitura e para a autora Adriana Lisboa os livros são "seres vivos", como contam na série documental "Herdeiros de Saramago", que terá antestreia no IndieLisboa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse ser obrigatório visitar a Feira do Livro do Porto, que abriu na sexta-feira, por ser uma “festa da liberdade”.
A portuguesa Vitória Mário, cuja campanha de financiamento coletivo na Internet recebeu uma contribuição da cantora norte-americana Taylor Swift, incentivou os estudantes a não desistirem e a procurarem formas de financiamento para continuarem a educação.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a analisar "as mudanças relevantes na estrutura da TVI" há mais de um mês, tendo prometido uma "averiguação rigorosa" no âmbito da entrada do empresário Mário Ferreira na Media Capital.
A 44.ª edição da Festa do Avante!, no próximo fim de semana, no Seixal, vai começar com música africana e fado e será encerrada pela banda portuguesa Xutos & Pontapés, segundo o alinhamento e programação divulgados hoje.
A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) apelou ao Governo para ter em conta o setor cultural, quando forem recebidas as verbas europeias relativas ao impacto da COVID-19, num comunicado hoje divulgado.
O presidente da Juventude Popular (JP), estrutura que representa os jovens do CDS, entregou hoje em São Bento um abaixo-assinado contra a realização da Festa do Avante!, que recolheu mais de cinco mil assinaturas.
O espetáculo "Desconcerto", que reúne em palco António Zambujo, César Mourão, Luísa Sobral e Miguel Araújo, vai ser adiado de setembro para fevereiro de 2021, em Lisboa, e “desdobrado” em seis sessões – em vez das atuais três – no Porto, anunciou hoje a organização.
O concerto do Mário Franco Trio, realizado no âmbito da 6.ª edição do ciclo “Há Música na Casa da Cerca”, em Almada, é transmitido na RDP/Antena 2 na sexta-feira, às 19h00, e no sábado, às 21h30, através das redes sociais.
O Governo assegurou hoje que não existe qualquer regime excecional para a Festa do Avante!, antecipando que o trabalho da Direção-Geral da Saúde para definir as regras finais do evento estará terminado nas próximas horas ou dias.
A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) indicou hoje que a exposição “Dissonâncias” teve a inauguração adiada para 30 de setembro, "por acordo" com a diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC), Emília Ferreira.
A Casa Fernando Pessoa reabre na sexta-feira, ao fim de ano e meio encerrada para obras gerais de requalificação, e com conteúdos renovados, anunciou na quarta-feira a Câmara Municipal de Lisboa.
O PCP rejeitou na quarta-feira “quaisquer atitudes e decisões discricionárias e arbitrárias” quanto à Festa do Avante!, depois de a diretora-geral da Saúde ter considerado um “evento complexo” por juntar “vários setores” com regras distintas contra a COVID-19.
A escritora neerlandesa Marieke Lucas Rijneveld é a vencedora do Booker Internacional, pelo romance "The Discomfort of Evening", traduzido para inglês por Michele Hutchison, anunciou na quarta-feira a organização do prémio literário britânico.
A canção "Oh Meu Pequeno País", com letra e música de Viviane, venceu o Prémio "Portugal a descobrir Portugal", anunciou na terça-feira a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), que o instituiu.
O músico Pewdro Caldeira Cabral, com mais de 50 anos de carreira, apresenta, no dia 25 de setembro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o recital “O Fado da Cítara Portuguesa”.
Organizações representantes da área dos museus consideraram hoje "grave" que uma exposição montada no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC), em Lisboa, não chegue a abrir, por "falta de dinheiro para projetores e sinalética".
A Festa do Avante é um “evento complexo” por juntar “vários setores diferentes” com regras distintas quanto à prevenção da COVID-19, para além de espaços de circulação, disse hoje a diretora-geral da Saúde.
Uma nova plataforma digital de transmissão de concertos, Be Live See Live, vai ser lançada em setembro, conjugando a possibilidade de se adquirirem álbuns e merchandising dos artistas, anunciaram hoje os promotores.
A Feira do Livro de Lisboa, que começa na quinta-feira, será “uma prova de resiliência do setor” num “ano catastrófico” em contexto de pandemia, afirmou à agência Lusa a organização.
A exposição itinerante sobre a vida de Amália Rodrigues vai ser apresentada, entre 1 e 25 de setembro, no Brejão, refúgio da fadista no concelho de Odemira, distrito de Beja, numa iniciativa da Fundação Amália, foi hoje divulgado.
Onze bandas de Castelo Branco vão dar concertos durante três dias, no Cineteatro Avenida, no âmbito da iniciativa "Noites do Clube - Sessões de Verão", foi hoje anunciado.