James Tynion IV e Barry Windsor-Smith foram os grandes vencedores dos Eisner, os prémios norte-americanos de banda desenhada, entregues na madrugada de sábado na Comic-Con de San Diego (EUA) e onde não foi premiado nenhum dos portugueses na corrida.
Uma Aline Frazão “muito feliz” por estar pela terceira vez num palco do Festival Músicas do Mundo de Sines (FMM) acredita que 2022 poderá ser um ano de “pensar a importância de se mudarem as coisas em Angola”.
Vera Duarte leu o seu poema-manifesto “Desagregação das ortodoxias”, para evocar as suas lutas em Cabo Verde, utilizando a poesia como “ferramenta” para as mulheres se defenderem do machismo.
A voz da cantora portuguesa Lina entrelaçou-se com o piano, sintetizadores e "samplers" do produtor e músico catalão Raül Refree, no duo Lina_Raül_Refree, na abertura do Festival Músicas do Mundo (FMM), em Porto Covo.
Inspirado na árvore predominante nas ilhas de Cabo Verde, Acácia Maior é um coletivo criado por dois jovens músicos cabo-verdianos residentes em Portugal, Henrique Silva e Luís Firmino.
A Câmara de Lisboa aprovou hoje um protocolo para a primeira edição do festival de música MEO Kalorama, prevendo apoios não financeiros no valor estimado de 2,15 milhões de euros, dos quais 1,76 milhões com a isenção de taxas municipais.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros repudiou o “tom e conteúdo” do comunicado da Embaixada da Rússia em Portugal sobre um concerto de Pedro Abrunhosa onde este músico condenou a guerra na Ucrânia, e defendeu a liberdade de expressão como “inalienável”.
A enorme quantidade de resíduos têxteis produzidos diariamente é o problema socioambiental que dá origem ao projeto de artes visuais "A_Wear", traduzido na exposição inaugurada hoje no Centro de Artes de Sines, na abertura do Festival Músicas do Mundo.
A Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML) apresenta-se no sábado, pelas 21h00, num concerto em que é solista o pianista João Xavier, na Academia das Ciências de Lisboa, no âmbito do 48.º Festival Estoril Lisboa.
O Festival Bons Sons, que se realiza de 12 a 15 de agosto, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar, vai ter espetáculos de artes performativas, exibição de curtas-metragens e exposições, divulgou hoje a organização, além dos concertos já anunciados.
O artista e ceramista Manuel Cargaleiro classificou hoje, como um “prémio único”, a atribuição do doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, cidade que também faz parte da região onde nasceu.
O músico Pedro Abrunhosa e a agência que o representa, Sons em Trânsito, pediram hoje um “posicionamento do Governo português” em relação à “intimidação” que o artista diz ter sofrido por parte da Embaixada da Rússia em Portugal.
Uma nova antologia poética de Florbela Espanca, com edição da professora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, Cláudia Pazos-Alonso, é apresentada no final do mês em Lisboa, anunciou hoje a editoria literária Shantarin.
O Boom Festival, que tem início hoje, em Idanha-a-Nova, tem instalado no recinto um quartel de bombeiros, 15 bocas-de-incêndio, 900 extintores e algumas centenas de observadores focados em detetar qualquer anomalia que surja.
Rita Vian participa na edição deste ano do Misty Fest, com espetáculos agendados a 5 de novembro, na Casa da Música, no Porto, e no dia seguinte no Museu do Oriente, em Lisboa.
O músico brasileiro Tim Bernardes regressa a Portugal em outubro, para uma série de concertos, em Ílhavo, Ourém, Braga, Figueira da Foz, Lisboa e Porto, alguns meses após ter editado o segundo álbum a solo, “Mil coisas invisíveis”.
A Feira do Pinhal, que se realiza em Oleiros, entre os dias 10 e 14 de agosto, tem como cabeças de cartaz os artistas Syro, Tiago Silva, Os Quatro e Meia e a DJ Zanova.
A Fundação Calouste Gulbenkian vai entregar, ao Museu Nacional da Música (MNM), em Lisboa, o espólio do compositor e pianista José Vianna da Motta (1848-1968), que tinha à sua guarda, na próxima terça-feira à tarde.
O festival Jardim Sonoro, anteriormente denominado Lisb-On e que regressa em setembro, muda-se este ano para o Parque Florestal de Monsanto, após seis edições no Parque Eduardo VII, ambos em Lisboa, anunciou hoje a organização.
Uma instalação de vídeo e som do artista greco-britânico Mikhail Karikis é inaugurada na sexta-feira em Lisboa, antecipando o sexto festival de arte sonora Lisboa Soa, previsto para agosto em dois espaços da capital, anunciou a organização.
A gestora do Blue Azores, programa de preservação do mar que vai participar no ‘Atlantis Concert for Earth’, considerou aquele festival, que arranca sexta-feira nas Sete Cidades, uma “mega-ação de sensibilização para a sustentabilidade”.
A 8.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão (FIMM), no distrito de Portalegre, arranca sexta-feira com a “promessa” de apresentar uma programação “eclética” de atividades paralelas, para “acompanhar” os mais de 40 concertos anunciados.
O Festival Faial da Terra Blues, o primeiro deste género no concelho da Povoação, em São Miguel, Açores, decorre entre 4 e 6 de agosto, com entrada gratuita para "celebrar também a cultura e tradições", foi hoje anunciado.