Os projetos musicais Labaq, Emmy Curl e Valter Lobo, entre outros, vão homenagear no Porto, a 16 de dezembro, a música norte-americana Lhasa de Sela, que morreu com cancro em 2010, num concerto com fins solidários.
O jornalista Pedro Sousa Pereira edita este mês o álbum "Louisville", com o fotojornalista Mário Cruz e vários músicos portugueses, que é "um manifesto" sobre a arte na prevenção do crime, a partir da realidade social norte-americana.
O centenário de José Saramago contou com perto de duas centenas de iniciativas, em cerca de 50 países dos cinco continentes, promovidas pela rede externa do Camões Instituto desde novembro do ano passado, divulgou na quarta-feira este organismo.
A compilação antirracista e solidária “Labanta Braço”, disponibilizada online em 2020, materializa-se hoje à noite no Lux-Frágil, em Lisboa, numa sessão que inclui concertos de Br!sa e Wake Up Sleep e DJ sets de Umafricana e rkeat.
A cantora Maria João editou, com o projeto Ogre Electric, “Songs for Shakespeare”, que junta um som “profundamente eletrónico” e um ensemble clássico a escritos do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare.
Uma gráfica centenária da Lousã que imprimiu várias obras de José Saramago teve de trabalhar dia e noite, em 1998, para produzir milhares de livros após o escritor ser contemplado com o Nobel da Literatura.
A Universidade Complutense de Madrid promove, na quinta-feira, “a jornada Centenário de José Saramago”, que inclui a representação de uma peça de teatro encenada propositadamente para este dia e a inauguração de uma exposição dedicada ao escritor português.
A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, celebra cinco anos a partir de sábado e, durante nove dias, oferece mais de 40 atividades entre exposições, atividades para famílias, performances artísticas e lançamentos de livros, anunciou hoje a instituição.
O primeiro-Ministro defendeu hoje, na Azinhaga, que a melhor maneira de assinalar o centenário do nascimento de José Saramago é “perpetuar a sua obra”, uma forma de “perpetuar as causas por que lutou e as gentes a quem resolveu dar voz”.
O livro ilustrado "Menino, Menina", da autora portuguesa Joana Estrela, está nomeado para os prémios britânicos Carnegie Medal, considerados os mais importantes na literatura infanto-juvenil no Reino Unido, revelou a editora Planeta Tangerina.
A sétima edição de Clássicos em Cena, com leituras encenadas de tragédias portuguesas quinhentistas pelo Teatro Maizum, vai decorrer de 21 a 27 de novembro na Galeria Sá da Costa, em Lisboa.
Mais de 400 profissionais das Artes Visuais, incluindo artistas como Rui Chafes, Daniel Blaufuks e Ângela Ferreira, subscreveram um manifesto de apoio às entidades não financiadas pelos apoios sustentados às artes 2023-2026, em Artes Visuais na modalidade bienal.
O primeiro-ministro assinalou hoje o centenário do nascimento de José Saramago, destacando a universalidade e a intemporalidade das suas causas pelos direitos humanos e pela paz, e referiu a atual conjuntura de guerra na Ucrânia.
O artista plástico e professor universitário Francisco Laranjo morreu na madrugada de hoje, no Porto, aos 67 anos, vítima de cancro, indicou à agência Lusa fonte da Galeria Fernando Santos.
A Orquestra Jazz de Matosinhos tocará no domingo no festival de jazz de Madrid com os pianistas Ethan Iverson e David Virelles, num concerto de homenagem ao "emblemático" álbum "Jazz in the Space Age", de George Russell.
O novo álbum do acordeonista João Barradas é constituído pela sua versão dos 1.º, 4.º e 7º concertos para instrumentos de tecla, de Johann Sebastian Bach, obras que gravou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção do seu maestro titular, Pedro Neves.
O Teatro Thalia, em Lisboa, às Laranjeiras, recebe, de quinta-feira até domingo, concertos da temporada de Música de Câmara da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
O livro “O Ano da Morte de Ricardo Reis” pode ser interpretado como um alerta de José Saramago contra atuais ameaças autoritárias e violações dos direitos humanos, disse na terça-feira o comissário para o centenário do escritor.
O comissário para os 100 anos do nascimento de José Saramago, Carlos Reis, disse na terça-feira que estas comemorações reforçaram a atualidade de uma obra literária já “amplamente conhecida” em Portugal e no mundo.
A associação cultural Gato que Ladra estreia esta quarta-feira, às 21h00, na Black box do Centro Cultural da Malaposta, em Olival Basto, no concelho de Odivelas, a peça “Coisas que Podiam Ser Ditas por Otelo”.
Cinco mulheres que partilham e preparam algo reclamando a necessidade de uma nova ordem são o eixo central da peça “Bruma”, encenada por António Júlio, que se estreia quinta-feira no Auditório do Palácio do Bolhão, no Porto.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, afirmou na terça-feira à Lusa que a coleção de arte do Banco Privado Português (BPP) passa a ser tutela do Estado para impedir que esta saia da Fundação de Serralves (Porto), onde está depositada.
O PCP evocou hoje o prémio Nobel da Literatura português José Saramago, por ocasião do 100.º aniversário do seu nascimento, como um escritor proveniente do “povo trabalhador” e que deu um “contributo inestimável” para um país “com futuro”.