Depois dos National, que estiveram no Porto e em Lisboa segunda e terça-feira, respectivamente, destacamos outro regresso a ter em conta esta semana. Afinal, um concerto de PJ Harvey é um sério candidato a uma das experiências de palco mais irrepetíveis e memoráveis do ano, pelo menos de acordo com Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) ou Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, dos Clã.
"Acho que se nota muito bem quando um concerto é plástico e quando as pessoas estão ou não estão num concerto. E no caso da PJ Harvey, ela definitivamente estava nos dois concertos que eu vi dela", revelou-nos Furtado ao relembrar as actuações da autora de "Rid of Me" nos festivais Paredes de Coura e South By Southwest, em Austin, no Texas. "Gostei muito do que ela passou e de como passou", complementou, reforçando que gostaria de repetir a experiência: "É sem dúvida um dos concertos que mais quero ver este ano":
À semelhança de Tigerman, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves também tiveram a sorte de espreitar PJ Harvey num palco do festival norte-americano. A vocalista dos Clã conta que, apesar de ter gostado do recente "Let England Shake", continua a preferir o anterior "A Woman a Man Walked By" (2009), parceria com John Parish. "Mas também tivemos o impacto de o conhecer ao vivo. (...) Fiquei completamente arrebatada pelo espectáculo e pela proposta muito irreverente. A forma de compor, de trabalhar os arranjos, os sons, a voz, as palavras...":
Em duas noites muito disputadas, os fãs portugueses (ou parte deles) vão, finalmente, poder ouvir algumas destas novas canções ao vivo - assim como revisitações, algumas não muito óbvias, que Polly Jean Harvey tem incluído nos seus últimos espectáculos.
PJ Harvey actua a 25 e 26 de Maio na Aula Magna, em Lisboa. Os concertos arrancam às 21 horas (com abertura de portas às 20h) e estão ambos esgotados.
"The Words That Maketh Murder", uma das novas canções:
"One Line" (2000) ao vivo:
Comentários