De acordo com o site Sell A Band – página que promove uma interacção e entreajuda entre os artistas e o público – o conjunto de Chuck D e Flavor Flav solicita que cada fã do grupo contribua com €17 para o disco, de forma a conseguirem amealhar cerca de 170 mil euros – a quantia necessária à sua produção. Uma vez atingida a fasquia – o que implica dez mil angariações -, o produto é, então, criado.

Como retorno, os fãs que aderirem à iniciativa irão, posteriormente, receber uma participação nas receitas do CD (proporcional ao respectivo investimento e às respectivas vendas), bem como uma cópia numerada do mesmo.

Segundo Chuck D, esta será uma forma de reestruturar o negócio musical. “Começa com os fãs, primeiro, e depois os artistas criam a partir daí”, explica.

Até ao momento, a banda – a primeira de renome a recorrer ao projecto Sell A Band - já arrecadou cerca de €7500, faltando, portanto, cerca de €162500 para completar o valor pela banda estipulado.

Formados em 1982, os Public Enemy sobressaíram no mundo da música graças às letras das suas músicas, que denotam um forte cariz político, bem como um evidente activismo nas causas da comunidade negra dos EUA. Até á data, já lançaram um total de 16 álbuns, dos quais se destacam “It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back”, de 1988; “Fight the Power…Live!”, de 1989; “Fear of a Black Planet”, de 1990; e “Apocalypse’ 91…The Enemy Strikes Black”, de 1991.

Sara Novais