A Semana Internacional de Piano de Óbidos (SIPO) reúne uma vez mais “grandes mestres do piano que têm a vantagem de ser também grandes pedagogos e que nos permitem manter o nível dos cursos”, considera a pianista Manuela Gouveia, organizadora do certame.

A semana, promovida pela Associação de Cursos Internacionais de Música (ACIM), vai decorrer entre 24 de julho e 4 de agosto, com Paul Badura-Skoda, um dos mais reconhecidos representantes do classicismo de Viena (Áustria) a abrir a agenda de concertos, no dia 25.

No sábado, dia 26, o programa segue com a portuguesa Manuela Gouveia, detentora de vários prémios em Portugal e no estrangeiro. Seguem-se Luiz de Moura Castro (dia 27), Boris Berman (28), Bridget de Moura Castro e o recital dos laureados Prémio Antena 2 (30), Josep Colom (1 de agosto) e, no dia seguinte, os participantes das master classes.

O ciclo de concertos termina a 3 de agosto com o convidado desta edição, o português Artur Pizarro, que executa internacionalmente recitais a solo, em duos, com grupos de música de câmara e como solista com as principais orquestras do mundo.

Do programa fazem ainda parte, no dia 27,uma palestra por Rui Vieira Nery, sobre “Identidade nacional, cosmopolitismo e modernidade na música portuguesa: de Bom tempo a Lopes-Graça”, e uma exposição de pintura da pintora das ilhas Canárias, Natalia Bellis, patente na Casa da Barbacam entre 23 de julho e 3 de agosto.

A Semana Internacional conta com um orçamento de cerca de 60 mil euros, dos quais 13 mil são da Direção Geral das Artes e 12 mil da Câmara de Óbidos).

As masterclasses, cuja inscrição ronda os 650 euros e que constituem outra das fontes de receita do evento, são “uma grande oportunidade para estes alunos poderem ter aulas individuais com professores de enorme prestígio, o que é quase único a nível internacional”, sublinhou Manuela Gouveia.

De entre os 32 participantes, a maioria são portugueses e, pela primeira vez, participa um estudante da Mongólia, a par de alunos de Espanha, Itália, Suíça, Grã-Bretanha, Países Baixos, Rússia, Brasil, México, USA, Coreia do Sul, Japão e Austrália.

Com preços entre os 10 e os 15 euros por concerto (ou um passe entre os 70 e os 100 euros), o festival “tem vindo a atrair cada vez mais público da região e de outros pontos do país” e, segundo Manuela Gouveia, “há até pessoas que marcam uma estadia em Óbidos nesta altura para terem a oportunidade de ouvir estes executantes”.

A Associação de Cursos Internacionais de Música – Casa da Barbacam (ACIM) organiza o evento ininterruptamente desde 1996, contribuindo para a criação de novos públicos.

Ao longo das 19 edições, já levou a Óbidos cerca de meia centena de pianistas de vários países do mundo.

@Lusa