Naturais de Braga, os peixe : avião têm sido ouvidos não só na sua cidade mas um pouco por todo o país desde que editaram o primeiro álbum, em 2008. No novo registo trazem uma colecção de canções onde o rock continua a ser a linguagem de eleição e o português o idioma através do qual Ronaldo Fonseca se expressa. E desta vez há convidados, caso de Manuela Azevedo, dos Clã, e de Bernardo Sassetti, cujo piano rouba protagonismo às guitarras.

Além de várias actuações nas Fnacs, o quinteto vai apresentar o disco em duas festas de lançamento em Outubro: uma no Theatro Circo, em Braga (dia 9) e outra no Lux, em Lisboa (dia 14). A compra de um CD ou LP "Madrugada" garante um convite de entrada para uma das festas, limitada à capacidade das salas. Ou, na entrada dos espectáculos, a compra do bilhete dá direito a um CD (mais informações sobre os discos-bilhete no site http://www.peixeaviao.com/). Mas há outras formas de ver os peixe : avião ao vivo, nas datas e locais abaixo:

20 Set/ Fnac Chiado
24 Set/ Fnac Coimbra
25 Set/ Fnac Leiria
2 Out/ Fnac Braga
3 Out/ Fnac Guimarães
23 Out/ Fnac Norte Shopping
24 Out/ Fnac Sta. Catarina

Quem já ouviu o disco foi o escritor valter hugo mãe, que partilhou algumas impressões:

"Desenvolvo pelos peixe : avião um daqueles amores inelutáveis, a chegarem de surpresa e a fazerem-me borboletas ouvidos adentro. Desenvolvo pelos peixe : avião uma admiração profunda, assente na maravilha das suas melodias, das suas inteligentes letras, assente na sua sofisticação espontânea, a transbordar de naturalidade, nada pretensiosa, apenas naturalmente vanguardista. Numa primeira imagem, os peixe : avião são uma abundante ostentação de recursos.
Madrugada é a prova dos nove para um dos mais preciosos projectos nacionais. Reiterando o melhor de que são capazes, os peixe : avião superam-se no mais caro dos sentidos, isto é, amadurecendo.
Encontram nos pormenores um cuidado cada vez maior, conseguindo sempre melodias que se agarram à nossa memória como clássicos instantâneos.
Convidando dois dos mais carismáticos músicos portugueses, Bernardo Sassetti e Manuela Azevedo, os peixe : avião revelam juízo em cada opção e mostram o quanto lhes interessa um pop de qualidade.
Sassetti delicado e perfeito como sempre, Manuela Azevedo, a mais apetecível das vocalistas do momento, dotada cada vez mais da versatilidade das grandes cantoras.
Com Madrugada espero que o grande público descubra, de vez por todas, a urbanidade sensível deste projecto de Braga. Espero que o grande público seja também ele sensível à renovação que aqui acontece ao cantar em português, libertando tanto quanto identificando a nossa língua com uma vanguarda toda ela admirável e sofisticada.
Quem não ouve peixe : avião é menos feliz.
Estou há semanas com este novo disco a tocar e é madrugada o dia inteiro. Vicio-me mais e mais, como quem verifica que uma grande obra de arte reserva um mistério para ser descoberto a cada novo confronto. Eu, que ouço esta música, por ouvir esta música, sou mais feliz. Roam-se de inveja ou façam o mesmo. Este disco é para todos."

valter hugo mãe

Com o disco a chegar hoje às lojas, há também um videoclip novinho em folha para "Um acordo qualquer":

Em Agosto, o SAPO Música falou com os peixe : avião no festivalSWTMN 2010:

E em Março passámos por Braga e visitámos o estúdio onde a banda gravou "Madrugada":