Pela primeira edição do festival, decorrida de 11 a 21 de Janeiro de 1985, passaram, pela Barra da Tijuca – local onde se realizou o certame -, cerca de um milhão e 380 mil pessoas. AC-DC, Iron Maiden, Queen, Scorpions, Rod Stewart, White Snakes, Ozzy Osbourne, Gilberto Gil, Rita Lee e Ney Matogrosso foram alguns dos muitos artistas que pisaram os quatro palcos que compunham o recinto do evento, que somou, ao longo de dez dias, 90 horas de música.

Durante esse período de tempo, foram, segundo comunicado da organização do festival, consumidos um milhão e 600 mil litros de bebidas, 900 mil sanduíches, sete mil e 500 quilos de massa, 500 mil fatias de pizza, tendo sido ainda estabelecido um recorde, nunca mais ultrapassado: a venda, num só dia, de 58 mil hambúrgueres do Mc Donald’s.

Depois de três edições de sucesso no Rio de Janeiro (1985, 1991 e 2001), Roberto Medina decidiu internacionalizar a marca, trazendo o Rock in Rio para Lisboa, em 2004. Nos 200 mil metros quadrados do Parque da Bela Vista, espaço negociado com a Câmara Municipal de Lisboa, foram montados o Palco Mundo, a Tenda Raízes, a Tenda Mundo Melhor e a Tenda Electrónica. Nesta edição contabilizaram-se 70 atracções, num total de mais de 120 horas de espectáculos.

Este ano será a quarta vez do evento na capital portuguesa, depois das edições de 2006 e 2008. 21, 22, 27, 28 e 29 de Maio são os dias escolhidos para acolher o evento.

Entretanto, começaram a ser exploradas novas latitudes. Madrid conhece este ano a segunda edição do festival (a 4, 5, 10, 11 e 12 de Junho), sendo que novos países estarão a ser sondados, de forma a passarem a receber o evento, que já foi visto, no total das edições, por mail de quatro milhões de pessoas.

Recorde-se que o conceito do Rock in Rio teve origem num sonho do publicitário Roberto Medina, que acreditava que a riqueza musical brasileira tinha uma representação mínima no mercado internacional.

Sara Novais