Este, que é já o nono disco da carreira da cantora portuguesa, surge em dois actos distintos: "Lisboarium" e "Tourists".
O primeiro, inspirado nas ruas, no ambiente e na música lisboeta, é composto por uma série de espectáculos realizados no Teatro Bouffes du Nord, em Paris. Temas já conhecidos do público, como Que fazes aí Lisboa - retirado do último registo de originais de Amália Rodrigues -, É noite na Mouraria, Canção de Lisboa ou Obsessão integram esteprimeiro acto, que conta, também, com alguns temas originais de Mísia, compostos por Rosa Lobato Faria, Vasco Graça Moura, Paulo José Miranda, Mário de Sá Carneiro, António Botto, José Carlos Ary dos Santos, entre outros.
Já "Tourists", resultado de 18 anos de viagens e experiências, é um disco multilingue, formado por 11 músicas oriundas de diversas partes do mundo, nas quais Mísia encontrou semelhanças com o fado. Cantado em italiano, francês, espanhol, inglês, turco, japonês e, naturalmente, português, inclui adaptações de temas dos Nine Inch Nails, Joy Divison, ou Dalida, entre outros. Enka, Biraz kül biraz Duman, Hurt ou Pour ne pás vivre seul são algumas das canções que nele se destacam, exemplo que são da imensa fusão entre culturas que Mísia encarna.
Confere aqui o alinhamento completo de "Ruas":
CD 1 - Lisboarium
1. Que fazes aí Lisboa
2. Joana Rosa
3. Conjugar Lisboa
4. Venho de longe Lisboa
5. Fado da rua da bica
6. Rapsodia dos 3 poetas
7. Fado de Santa Catarina
8. É noite na Mouraria
9. Fado inventaire
10. Lisboa não sejas francesa
11. Autopsicografia
12. Um raio de luz ardente
13. Canção de Lisboa
CD 2 - Tourists
1. Biraz kül biraz duman
2. Hurt
3. Falaste Corazon
4. Mi sono inamorata di te
5. Pour ne pás vivre seul
6. Como el agua
7. Era de maggio
8. Love will tear us appart
9. Aishuh hatoba
10. Attendez que ma Jorj
11. Rosa dos ventos
Comentários