Mesmo que estejamos em fevereiro, nunca é demais lembrar que o Brasil não é só Carnaval e samba. Há toda uma nova geração de artistas a renovar a música popular brasileira e Filipe Catto bem pode vir a ser um dos esteios desse rejuvenescimento. Com uma voz que, a espaços, faz lembrar Ney Matogrosso, o gaúcho de 24 anos revela um talento ímpar para o canto mas também para a composição, já que assina a maioria dos temas do primeiro álbum. «Fôlego», mais que uma estreia é um passeio de cortar a respiração pelas influências do cantor a quem se auguram grandes voos.
Emeli Sandé ainda é um nome relativamente desconhecido em Portugal, mas a vitória nos Brit Awards na categoria de Escolha da Crítica deverá ajudar, e muito, à saída do anonimato. À semelhança do que tem acontecido com alguns dos últimos fenómenos pop (Lady GaGa ou Jessie J), a escocesa de ascendência zambiana começou por trabalhar com e para artistas consagrados e só depois se aventurou em nome próprio. No seguimento da melhor neo-soul britânica, «Our Version of Events» mistura tradição e modernidade assente num apurado trabalho de produção e numa subtil, mas eficaz campanha de marketing. Ou muito nos enganamos, ou temos acontecimento.
Para além destes lançamentos, destacamos «Este Fado», que marca o regresso da fadista Inês Duarte, «Up All Night», dos One Direction, «Barton Hollow» (álbum de estreia dos The Civil Wars, dupla de alternative country norte-americana, vencedora de um Grammy) e «Making Mirrors», de Gotye, o multi-instrumentalista belga que tem conquistado as tabelas de vendas um pouco por toda a Europa.
No que às músicas diz respeito, destaque para a nova de Katy Perry, o primeiro avanço para o novo álbum dos Saint Etienne e singles extraídos dos últimos trabalhos de Foo Fighters, James Morrison, Kasabian ou Cher Lloyd. Tudo isto para ouvir e saborear na playlist ementa da semana.
Para ouvir estes e muitos outros álbuns e singles experimente já o Music Box em www.musicbox.pt.
Comentários