![Novidades Music Box: O novo disco de Aurea e os inéditos de Amy Winehouse](/assets/img/blank.png)
Ainda se especulava sobre a causa da morte prematura de Amy Winehouse e já muitos afiançavam que havia material inédito pronto para ser lançado, em jeito de homenagem. Oportunismos e aspectos comerciais à parte,«Lioness: Hidden Treasures», não sendo comparável a nenhum dos álbuns anteriores, é uma excelente obra póstuma pois dá-nos uma real noção daquilo que podia ter sido a cantora britânica (nunca menos que uma referência maior da primeira metade do século XXI) e aumenta a saudade perante uma das grandes vozes que este mundo ouviu (já era assim aos 18 anos, quando gravou a versão em inglês de «Garota de Ipanema», que consta do alinhamento). Amy Winehouse para reviver aqui.
Enquanto há vida há esperança e os fãs dos Ornatos Violeta ainda não perderam a deles. Enquanto a banda do Porto se dissemina em vários projetos – não necessariamente musicais – os admiradores podem matar saudades através da reedição dos dois álbuns de estúdio e ainda um de inéditos e raridades. Do alinhamento faz parte o single «Pára-me Agora» numa versão ao vivo, o cover de Circo de Feras, músicas pensadas para um terceiro longa duração e ainda algumas canções que, por uma razão ou por outra, ficaram de fora nos primeiros discos. Ornatos Violeta para ouvir aqui.
Se há toda uma nova geração de críticos musicais atenta ao hip hop (outrora um género marginal e estigmatizado pela generalidade das publicações musicais mais importantes, sobretudo fora dos EUA), muito se deve à obra dos The Roots, que nunca se quedaram pela casa da partida. Prova que o coletivo de Filadélfia tem horizontes largos é que o novo álbum conceptual (narra a história do desafortunado Redford Stephens do acontecimento mais recente para o mais remoto), nasceu a partir de uma canção de Sufjan Stevens e nela foi beber o nacionalismo folk, misturado com uma bateria proeminente ao melhor estilo funk e uma lírica cuidada, apanágio do octeto americano. Uma recomendação Music Box para descobrir aqui.
Na ementa da semana temos, entre outras coisas, uma música de Lenine, mais um single dos Cults, uma faixa do EP de Patrick Wolf, a música de natal de Bryan Adams, o single de apresentação ao álbum de A$ap Rocky, o regresso dos Vaccines, a norte-americana Lissie a cantar Metallica e a memória dos Smashing Pumpkins que regressam a Lisboa para tocar no Campo Pequeno nos dias 8 e 9 de dezembro. Ementa da semana disponível aqui.
Comentários