
A dupla formada por Nicolas Godin e Jean-Benoît Dunckel regressa, geograficamente, a um terreno que bem conhece («Moon Safari» continua a ser o seu melhor trabalho) e musicalmente tem a subtileza e o génio de fazer prevalecer a matriz musical para além da imagem que a suporta. Mais do que uma banda sonora, este é um álbum de reencontro com o fase inicial da carreira dos AIR e a promessa de um futuro auspicioso de uma dupla para quem o céu, mais do que o limite, foi sempre um ponto de partida.
Contemporâneos dos AIR e também eles nome cimeiro do electropop europeu os Goldfrapp editam «The Singles», a primeira retrospetiva de uma carreira que sofreu mutações significativas ao longo dos últimos 12 anos. Se em «Felt Mountain» (deslumbrante álbum de estreia) se tecia melancolia em filigrana electrónica com Bristol no código postal, em «Black Cherry» mandaram a solidão às urtigas e a deslocaram a sua obra para as pistas de dança (algumas de reputação duvidosa, o que só abona em favor da vocalista, cuja aura de mulher fatal assenta como uma luva) graças à orgia de sintetizadores. Do alinhamento da coletânea fazem parte dois originais («Melancholy Sky» e «Yellow Halo») que ilustram as fases antagónicas de Alison Goldfrapp e Will Gregory.
É num ambiente familiar (apesar de ter mudado de editora, fez questão de gravar com aqueles que há mais de uma década o acompanham na estrada) e munido de rimas assertivas – mesmo que não faltem versos de esperança como «tu és mais forte e eu sei que vais vencer» - que Boss AC regressa aos álbuns. «AC Para os Amigos» tem no single «Sexta-Feira (Emprego Bom Já)» um excelente cartão de visita, mas há muitos mais refrões orelhudos para descobrir. Ouça o álbum no Music Box e veja a entrevista com o rapper nacional no Sapo Música.
Para além deste lançamentos, destacamos ainda «Lonely Are the Brave» (álbum de estreia de Maverick Sabre, ideal para quem segue de perto a nova geração da soul e do r&b), o regresso dos Van Halen com «A Different Kind of Truth», o tributo a Bob Dylan («Chimes of Freedom» conta, entre muitos outros, com a participação de Adele, Diana Krall, Queens of the Stone Age, Raphael Saadiq ou Tom Morello, dos Rage Against The Machine) e a coleção de lados B e raridades dos Pet Shop Boys que recebeu o nome de «Format».
No que aos singles diz respeito, temos na ementa, entre outras coisas, a nova música de Madonna, o single de apresentação ao novo álbum de originais de David Fonseca (prometeu dois para 2012), o último single extraído de Mylo Xyloto, dos Coldplay e músicas de James Levy e Kelly Clarkson. Ementa da semana para saborear aqui.
Comentários