O corpo do compositor vai estar hoje, a partir das 16:30, em câmara ardente, na Igreja de Fátima, em Lisboa, de onde seguirá, na quinta feira, para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado.
Já depois de ter saído do agrupamento Madredeus, do qual foi um dos fundadores, Francisco Ribeiro editou, em 2009, o álbum "A Junção do Bem", no âmbito do projeto Desiderata.
Já em Julho deste ano, o músico foi obrigado a cancelar um espectáculo agendado na Casa da Música, no Porto, por motivos de saúde, revela a irmã de Francisco Ribeiro. Cristina Ribeiro, em declarações à Agência Lusa, acrescentou que o irmão deixa muitos inéditos.
Compositor, letrista, vocalista e produtor, Francisco Ribeiro realizou mais de 500 concertos no mundo, sendo co-autor da banda sonora do filme "Lisbon Story", de Wim Wenders.
Foi membro da Stroud Symphony Orchestra e da Gloucester Symphony Orchestra, em 2002/03, tendo estudado violoncelo com o professor Henrique Fernandes e com Ruth Zagni.
"Adoro cantar, a voz é o meu segundo melhor instrumento e já tinha feito algumas vocalizações com os Madredeus", recordou Francisco Ribeiro, em declarações à agência Lusa em junho de 2009, a propósito da gravação do álbum "A Junção do Bem", no âmbito do novo projeto musical Desiderata, que dirigia e em que assumia a interpretação vocal de alguns temas.
SAPO/Lusa
Recorde as actuações do músico no seu projecto mais recente, Desiderata:
Comentários