"Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com cancro do pâncreas", escreveu Marr no Twitter.

"Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs", acrescentou.

Os Smiths, de Manchester, foram formados em 1982 e tornaram-se uma das bandas mais influentes da década de 1980, com álbuns como "The Queen is Dead", de 1986.

Numa batalha contra o vício em heroína e com dificuldades financeiras, Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais após a separação do grupo em 1987.

Os artistas chegaram a acordo e a amizade com Marr sobreviveu ao processo.

Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019 apareceu num programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.

O cantor foi muito virulento a respeito dos ex-colegas de banda, antes de adotar um tom mais conciliador na sua autobiografia publicada em 2013.