Novembro de 2010 será o mês em que as comemorações dos 30 anos de Rui Veloso atingem o seu ponto alto. A juntar-se à edição especial 20º aniversário de «Mingos & os Samurais», o cantor realiza os grandes concertos comemorativos dos 30 anos de carreira nos Coliseus do Porto e Lisboa, respectivamente nos dias 7 e 17 de Novembro, cuja primeira parte será inteiramente dedicada ao álbum, com a presença dos Optimistas, banda original dos espectáculos do disco.

O duplo álbum «Mingos & os Samurais» saiu no início de Agosto, e é a realização de um sonho antigo da dupla Rui Veloso/Carlos Tê e a materialização de um disco que começou a desenhar-se no início da década de 80.

O êxito foi estrondoso: disco de platina no dia de edição, e em pouco mais de quatro meses, chega às sete platinas! Além disso, «Mingos & os Samurais» ocupou o primeiro lugar do top durante 24 semanas. Os temas «Não há Estrelas no Céu» e «A Paixão (segundo Nicolau da Viola)» são os maiores êxitos desse ano.

Em Outubro, realizou seis concertos esgotados nos Coliseus de Lisboa e Porto. Em Dezembro, actuou para 12.000 pessoas no Pavilhão do Dramático, em Cascais, feito nunca antes alcançado por qualquer artista português.