Jimmy Page, guitarrista dos Led Zeppelin, é alvo de uma ação judicial apresentada no estado da Califórnia pelo compositor de "Dazed and Confused", um dos maiores sucessos da banda de rock britânica.

A mistura de riffs de guitarra e percussão elaborada resultou numa peça marcante para o grupo, um dos mais influentes do rock da década de 1970. O dedilhado emotivo de Jimmy Page e a voz aguda de Robert Plant na canção, faixa do primeiro álbum da banda, ajudaram o grupo a consolidar a sua marca distintiva: uma combinação sonora de blues e rock.

Embora a melodia de "Dazed and Confused" fosse própria, a canção foi originalmente escrita por Jake Holmes, um cantor folk que a gravou em 1967, segundo a ação judicial apresentada na cidade de Los Angeles na segunda-feira.

De acordo com o processo, Page e a editora Warner Chappell ignoraram um acordo de 2011 sobre a canção, ao divulgarem, sem autorização, pagamento ou créditos, gravações antigas no novo documentário da Sony Pictures, "Becoming Led Zeppelin".

"O filme inclui pelo menos duas interpretações de 'Dazed and Confused', uma com os Yardbirds e outra com os Led Zeppelin", refere a ação.

Segundo o documento, o filme afirma que a versão dos Yardbirds foi escrita exclusivamente por Page, enquanto a dos Zeppelin foi, de acordo com o documentário, escrita pelo guitarrista, mas "inspirada por" Holmes.

O músico tocou com os Yardbirds, que tinham uma versão da canção, entre 1966 e 1968, e deixou o grupo para formar os Led Zeppelin com Plant, o baixista e teclista John Paul Jones e o baterista John Bonham.

"Dazed and Confused" faz parte de "Led Zeppelin", o primeiro álbum lançado pela banda, em 1969.

Jake Holmes e Jimmy Page resolveram uma disputa sobre os direitos de autor da canção após uma ação apresentada em 2010 em Los Angeles.

Os detalhes do acordo são confidenciais, mas a nova ação de Holmes afirma que agora lhe são devidos 150 mil dólares pela alegada violação relacionada com o uso da canção pelos Yardbirds.

"Desde, ou por volta de, 1968, os Yardbirds começaram a interpretar publicamente a composição de Holmes", alega a ação. "Cada interpretação de 'Dazed and Confused' pelos Yardbirds é uma interpretação da composição de Holmes", acrescenta.

Esta não é a primeira vez que um êxito dos Led Zeppelin é alvo de uma disputa judicial.

O maior sucesso do grupo, "Stairway to Heaven", foi tema de um longo litígio com a banda californiana Spirit, que alegava que os famosos acordes iniciais da canção tinham sido retirados do seu trabalho.

O caso quase chegou ao Supremo Tribunal dos Estados Unidos, mas acabou por ser decidido a favor da banda britânica num tribunal da Califórnia.