A segunda tarefa da Gincana Rock in Rio angariou cerca de 180 mil euros, através das pulseiras Por Um Mundo Melhor. Agora, 90% do valor total (cerca de 162 mil euros) vai ser encaminhado pela SIC Esperança para bolsas de estudo na área da música e os restantes 10% (18.098 euros) vão ser utilizados para apoiar várias ações de solidariedade escolhidas pelas escolas.

Importa ainda salientar que aos 162 mil euros (90% do valor total angariado) destinados a bolsas de estudo acrescem ainda 100 mil euros doados pela organização do Rock in Rio, perfazendo, deste modo, um total de 262 mil euros a aplicar nas referidas bolsas de estudo.

Os resultados foram apresentados na quarta-feira, 8 de fevereiro, numa última angariação a favor da SIC Esperança e que reuniu na baixa lisboeta cerca de 100 alunos de vários pontos do país e caras conhecidas do público português.

A presidente da SIC Esperança, Mercedes Balsemão, a Embaixadora do Rock in Rio-Lisboa 2012, Inês Folque, e ainda Ana Rita Clara, Ricardo Carriço, Filomena Cautela, Flor, João Paulo Sousa, Diana Bouça Nova e Vanessa Oliveira foram os nomes presentes.

Recorde-se que a segunda tarefa da gincana decorreu ao longo dos últimos três meses e envolveu 445.506 alunos e 51.915 professores de norte a sul do país, de um total de 571 escolas inscritas.

As escolas vencedoras por valor absoluto angariado foram a Escola E.B. 2.3 João Franco, do Fundão, com 3.606 pulseiras (primeiro lugar); Agrupamento de Escolas de Castro Daire, com 3.518 pulseiras (segundo lugar); Escola Básica e Secundária de Maceira, com 3.011 pulseiras (terceiro lugar).

Já em relação às escolas vencedoras por quantidade ‘per capita’ angariada, ocupa o primeiro lugar a Escola E.B.1 Maceira n.º1, com 26 alunos participantes, distribuíram 1.200 pulseiras, dando uma média de 46 pulseiras por aluno. Em segundo lugar encontra-se o Externato das Pedralvas, com 68 alunos participantes, distribuíram 1.122 pulseiras, dando uma média de 14 pulseiras por aluno. Por fim, e em terceiro lugar está a Unidade de Reabilitação Profissional de Lagos, com 50 alunos participantes, distribuíram 950 pulseiras, dando uma média de 9 pulseiras por aluno.

Dez por cento do total do valor angariado, o que corresponde a 18.098 euros, vai ser dedicado a várias ações de solidariedades escolhidas pelas escolas. Nestas incluem-se a aquisição de óculos, aparelho auditivo, bens alimentares, material escolar, vestuário, entre outros, para alunos carenciados; apoio aos bombeiros e a instituições de solidariedade nacionais e internacionais.

As bolsas de estudo na área da música

Os 445.506 alunos participantes na Gincana Rock in Rio foram angariadores da SIC Esperança, com o objetivo de conseguirem verbas destinadas a bolsas de estudo de música para jovens do ensino básico e secundário, carenciados e em situação de risco.

As bolsas, que terão dois anos de duração, destinam-se ao ensino formal da música e à aquisição de instrumentos musicais para o acompanhamento destas aulas, numa lógica de estímulo da economia local.

De acordo com a organização, o objetivo não é formar talentos, mas usar os benefícios da aprendizagem da música na educação e formação de jovens em situação de risco e com desinteresse ou dificuldades no desempenho escolar.

O processo de candidatura será feito através das escolas, as quais têm de demonstrar que aplicam boas práticas na utilização da música para a inclusão social. Caberá depois às escolas vencedoras identificar eventuais bolseiros, em função do aproveitamento escolar e do interesse para a música ou adotar mecanismos para a implementação de projetos musicais.

Este programa será implementado pela SIC Esperança, com a colaboração da Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação e da Associação EPIS – Empresários Para a Inclusão Social, entidade que tem trabalhado ao nível das escolas.

As candidaturas decorrem até ao dia 30 de março.